Proadm promove capacitação de servidores e lança cartilha para o planejamento anual de compras 2016
O curso `Informações para Planejamento anual de compras para 2016´ promovido pela Pró-Reitoria de Administração e Finanças (Proadm), por meio do Departamento de Materiais (Demat), iniciou suas atividades nesta terça-feira (12), com a participação de 32 servidores de diversas Unidades da Ufam. Com término para essa quarta-feira, (13), o curso constitui-se de 12h (carga horária) e ocorre nos dois períodos (manhã/tarde) no auditório da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp), do Centro Administrativo, Setor Norte.
De acordo com a diretora do Departamento de Materiais (Demat), Joice Ribeiro dos Santos, durante a realização do curso, será lançado a `Cartilha de Compras da Ufam´, que objetiva conhecer o período de compras anuais, as demandas da Universidade, assim como otimizar recursos. Para Joice Santos, isso possibilitará uma melhor organização das solicitações de compras, uma vez que, atualmente, existem alguns entraves com relação aos órgãos de controle quanto à fragmentação de despesas.
“Pela dimensão que a Ufam apresenta, existem departamentos que se utilizam da compra dos mesmos materiais, adquirindo de forma fragmentada. Então, há necessidade de compreender as demandas da Universidade, pois isso possibilitará a compra anual para todas as Unidades da Ufam. Com isso, resultará numa economia como a redução dos custos e, por outro lado compreender os processos de forma mais ampla”, comenta da diretora.
Estão envolvidas 32 unidades acadêmicas, incluindo laboratórios e órgãos suplementares. Três servidores do Demat estarão ministrando às aulas durante os dois dias de realização do curso, os quais trazem suas experiências nessa área de conhecimento. A legislação básica de licitação é pauta do servidor Rafael Queiroz tendo como base o esclarecimentos das leis 8.666/93, 10.520/02, os decretos, a jurisprudência dos tribunais superiores e outras que estão voltadas para a licitação, disse.
Para o servidor Paulo Melo, que ministrará também o curso, destaca o conhecimento do módulo que trata sobre a aquisição de materiais de consumo e de permanente, o qual explicará ao servidor a melhor escolha de procedimentos na compra governamental, de forma discriminada o material desejado. Isso permite maior fluidez no processo evitando a ida e vinda desses materiais, comenta.
O servidor lotado na Faculdade de Tecnologia (FT), Agnos de Melo, acredita que, com a realização do curso, obterá um ótimo aprendizado quanto à aplicação desse conhecimento no seu departamento no processo de compra para vários setores da Faculdade.