Forno solar de baixo custo: experiência feita na Ufam é publicada por editora da Alemanha

Forno utiliza materiais reciclados para captar energia solarForno utiliza materiais reciclados para captar energia solarA pesquisa consiste em verificar modelos de transferência de calor em cozimento realizado em forno solar experimental. O alimento escolhido foi o bife de frango. Tradicional na mesa do brasileiro, ele passou por modelagens em duas condições distintas. O processo e os resultados foram publicados pela editora alemã “Omni Scriptum GmbH & Co. KG Bahnhofstrasse”, cuja marca comercial no Brasil é Novas Edições Acadêmicas (NEA), no último dia 31 de dezembro.

O livro intitulado ‘Construção e Avaliação Térmica de um Fogão Solar Tipo Caixa’, traz no subtítulo o destaque para o custo reduzido, tendo em vista a utilização de produtos reciclados na estrutura cuja eficiência pode ser tão boa quanto uma fonte  de cozimento tradicional, com uso do gás: ‘Modelagem e Simulação de um Forno Solar em Regime Transiente Construído a partir de materiais recicláveis’. A partir de materiais que, a priori, seriam desperdiçados na natureza, foi construído esse protótipo para o aproveitamento de energia solar.

O responsável pelo estudo é o professor do Departamento de Engenharia Química da Ufam, Johnson Pontes de Moura, que já possui trajetória de pesquisa nas áreas de biocombustíveis e uso de fontes renováveis de energia.  De acordo com o pesquisador, a experiência contemplou as premissas da criatividade, da inovação e da engenharia. “Minha experiência é no sentido de conciliar essas premissas com empreendedorismo e renovar”, comemora.

Segundo o professor, o objetivo foi voltado às comunidades mais necessitadas, principalmente as comunidades tradicionais ou ribeirinhas da Amazônia. “Ao invés de essas pessoas utilizarem a botija de gás, elas podem construir, a partir de material considerado ‘sucata’, seu forno solar em que a temperatura pode chegar a 185 graus no horário de pico de energia solar”, explica.

 

 

Futuro

O pesquisador conta que, ao receber o convite da editora, ficou satisfeito em representar a Universidade Federal do Amazonas em mais essa empreitada. “A visibilidade é excelente, é muito significativa, porque se trata de editora alemã que possui parcerias com as principais editoras em todo o mundo. Eu vejo essa publicação como uma proposta de incentivar o uso de energias renováveis e, ao mesmo tempo, validar a pesquisa em âmbito internacional”, finaliza.

 
 

Energia Solar

No resumo na obra, o professor destacou a relevância de estudos que privilegiam essa fonte abundante de energia para a Terra. “O Sol, além de fonte de vida, é origem de todas as formas de energia que o homem utiliza durante sua História e pode ser a resposta para a questão do abastecimento energético no futuro, uma vez que aprendamos a aproveitar de maneira racional a luz que esta estrela constantemente derrama sobre nosso planeta”, escreveu.

“Brilhando há mais de cinco bilhões de anos, calcula-se que ainda nos privilegiará por outros seis bilhões de anos, ou seja, o Sol está apenas na metade de sua existência e lançará sobre a Terra, só neste ano, 4000 vezes mais energia que consumiremos”, conclui o pesquisador.

BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable