Dois cursos do Icomp estão entre os mais bem avaliados no Brasil pelo Enade
Os resultados levaram em conta critérios como titulação docente, infraestrutura da instituição e desempenho dos alunos no Exame
Instituto de Computação, setor norte do Campus Universitário, em ManausO Instituto de Computação (Icomp) da UFAM foi destaque no resultado do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), realizado em 2014, e divulgado no dia 18 dezembro de 2015. Os cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informações, receberam, respectivamente, notas 5 e 4 no Exame, que faz parte do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).
Sobre o curso de Ciência da Computação, o mesmo subiu 27 posições no ranking nacional em três anos (no último Enade, em 2011, ficou em 29º lugar). Ao todo foram avaliados 291 cursos de Ciência da Computação no Brasil. “Podemos afirmar que o melhor ensino público em Ciência da Computação no Brasil, encontra-se no coração da floresta!”, comemorou o coordenador do curso na Federal do Amazonas, professor doutor Leandro Galvão, que ressaltou o apoio das administrações superiores como fundamental para o alcance dos resultados.
Outro destaque foi o curso de Sistemas de Informação, que em sua primeira avaliação pelo Enade, recebeu nota 4. Ao todo, 464 cursos de mesmo nome foram avaliados no Brasil. Os dois cursos do Icomp estão dentro das 6.805 graduações avaliadas pelo Enade em 2014, sendo que apenas 2,23% receberam nota máxima no Conceito Preliminar de Curso (CPC). Esse índice leva em conta critérios como titulação docente, infraestrutura da instituição e desempenho dos alunos no Enade.
Professor Leandro atribui as boas notas dos Cursos do Icomp “a um conjunto de esforços desenvolvidos e aprimorados ao longo de 30 anos, entre eles a do apoio da Reitoria e do Conselho Universitário na criação do IComp, em 2011, e de outras instituições que apoiam nossos projetos, como a Finep, a Capes, Suframa, Fapeam; o fortalecimento na formação e ampliação do corpo docente, hoje com 33 doutores de um total de 34 docentes; a integração da graduação com a pós-graduação; atualização da matriz curricular em 2012; o acompanhamento do estudantes ao longo da vida acadêmica, entre outros”.
Avanços em 2016
Mesmo com o conceito máximo em um dos seus cursos, os planos do IComp não param por aí. “Novas atualizações curriculares estão programadas para entrar em vigor em 2016, com ênfase na aplicação dos fundamentos da computação no desenvolvimento e avaliação de software. Haverá concurso público para preenchimento de uma vaga de professor doutor. Dois novos prédios estão em construção, um deles com inauguração prevista para fevereiro de 2016. Neles, haverá espaço para novas salas de aula e também para o desenvolvimento de projetos de software junto a parceiros diversos, tanto do setor público como do privado. Esperamos que essa interação entre prática e fundamentos possa fortalecer a formação dos egressos. Outras ações serão definidas na reunião de planejamento e avaliação de metas, prevista para março de 2016. Certamente, alimentamos a vaidade de subir a um 1° lugar, porém, objetivamente falando, trabalharemos para aprimorar a formação dos nossos egressos. Com isso, visamos manter o curso de Ciência da Computação no conceito máximo do Enade e também elevar a avaliação do curso de Sistemas de Informação de 4 para 5’, afirma Leandro Galvão.
(Com informações do ICOMP – UFAM)