UFAM é homenageada pelo CRA-AM

Evento é alusivo ao Jubileu de Ouro dos 50 anos da profissão de Administrador no Brasil

O sistema Conselho Federal de Administração (CFA) e Conselho Regional de Administração do Amazonas (CRA-AM), homenageou na noite de terça-feira (15), no auditório Adalberto Pessoa Lopes, da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Amazonas (Fecomércio-AM), os Administradores que contribuíram para o desenvolvimento da atividade de Administração em 2015.

O evento é alusivo ao Jubileu de Ouro dos 50 anos da profissão de Administrador no Brasil (1965-2015). Ao todo foram oito categorias de premiações: Critério de Antiguidade, Profissional Administrador, Academia, Organização, Personalidade/ Autoridade, Conselheiros, Conselheiros regionais efetivos do CRA-Am, e Colaboradores.

Na categoria Academia, a reitora da UFAM, professora Márcia Perales Mendes Silva, representada pela chefe de gabinete, professora Cristina Maria Borborema dos Santos, recebeu o Troféu Jubileu de Ouro.

Além da reitora, mais seis professores da UFAM foram agraciados com troféus, medalhas e certificados: Luiz Aurélio Castro Costa (in Memorian), fundador e ex-presidente do CRA-AM, representado na solenidade pelo seu filho Luiz Francisco Costa; Randolpho de Souza Bittencourt, fundador e ex-presidente do CRA-AM; Afrânio de Amorim Francisco Soares Filho, ex-conselheiro regional do CRA-AM; Maria da Glória Vitório Guimarães, chefe do Departamento de Administração da UFAM; Luiza Maria Bessa Rebelo, diretora geral da Escola de Serviço Público Municipal; e Antônio Jorge Cunha Campos, presidente do CRA-AM.

Segundo a professora Cristina Maria Borborema dos Santos, o grande número de professores da Faculdade de Estudos Sociais (Fes) agraciados “mostra a importância da UFAM na formação do Administrador. Ressalto, ainda, a relevância do administrador no atual cenário nacional, e que como bem disse o professor Randolpho de Souza Bittencourt, nós só temos um caminho: a da gestão pública com seriedade e compromisso. E o profissional da Administração tem esse perfil e pode contribuir para o desenvolvimento do País”.

Professora Cristina, à esquerda, e a professora Andréa Belém Costa, filha do professor Luiz Aurélio CostaProfessora Cristina, à esquerda, e a professora Andréa Belém Costa, filha do professor Luiz Aurélio CostaO presidente do CRA-AM, professor Antônio Jorge Cunha Campos explica que a escolha não só dos professores da UFAM, como também administradores de sindicatos, empresas privadas, e políticos, foi a partir de quem teve sucesso utilizando os princípios da gestão para conduzir sua instituição.“No caso da Reitora, é a primeira administradora, a primeira mulher reitora da UFAM, e que ela deu apoio a Faculdade de Estudos Sociais (Fes) onde está o curso de Administração. Então ela enxergou essa dimensão”, destaca o Presidente.

Ainda para o presidente, o CRA-AM tem 43 anos no Estado. Logo tem maturidade para dizer o que precisa ser feito na sociedade para que ela seja desenvolvida. “Temos a plena consciência de que muitos dos problemas que estamos vivendo nas mais diversas áreas da vida da sociedade, apresenta problemas de gestão. Um dos nossos desafios é fazer com que a gestão se profissionalize no ambiente empresarial e político”.  

BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable