Pesquisadores da UFAM e da UnB descobrem novas espécies de cupins
Os pesquisadores Agno Nonato Serrão Acioli e Reginaldo Constantino, do Instituto de Natureza e Cultura da Universidade Federal do Amazonas (INC/UFAM) e do Departamento de Zoologia da Universidade de Brasília (DZ/UnB) descobriram nove novas espécies de cupins, pertencentes ao gênero Ruptitermes.
A descoberta foi anunciada no artigo científico A taxonomic revision of the neotropical termite genus Ruptitermes (Isoptera, Termitidae, Apicotermitinae), publicado na revista científica Zootaxa. O artigo é parte da tese do professor Agno, e reuniu amostras de cupins do gênero Ruptitermes depositadas em vários museus e coleções nacionais e internacionais.
Além da descrição das espécies, o estudo traz informações sobre ecologia e distribuição das espécies. De acordo com o professor Agno, este é o primeiro estudo de revisão de qualquer gênero dos cupins sem soldados para a região amazônica. “Antes do estudo eram conhecidas apenas cinco espécies. Com esta revisão, propomos uma nova sinonímia e duas espécies mudaram de gênero, além das nove novas espécies”, afirma.
Ainda de acordo com o professor, a separação das espécies ocorreu principalmente com base nas descrições de caracteres morfológicos. “Essa pesquisa também indica a existência de várias espécies endêmicas que podem ser extintas antes de serem conhecidas, pelo avanço da antropização de vários ecossistemas naturais”, finaliza. O artigo pode ser acessado em http://www.mapress.com/zootaxa/list/2015/4032(5).html.
Confira as espécies
Na revisão, propõe-se que a espécie R. proratus seja sinônimo da R. reconditus e a espécie Anoplotermes franciscoi se transfira para o gênero Ruptitermes. Além disso, descreve-se as espécies R. araujoi, R. atyra, R. banderai, R. cangua, R. kaapora, R. krishnai, R. maraca, R. piliceps e R. pitan. Os nomes de algumas espécies recebem o nome de pesquisadores que contribuíram para o conhecimento sobre biologia, ecologia e taxonomia dos cupins. É o caso da R. banderai, que homenageia o Dr. Adelmar Gomes Bandeira; R. araujoi, que homenageia o Dr. Renato Lyon Araújo; e R. krishnai, que homenageia o Dr. Kumar Krishna.