Professora da UFAM passará semestre letivo no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra

Professora Dra. Ivani FariaProfessora Dra. Ivani FariaA professora Dra. Ivani Faria, do curso de Licenciatura Indígena da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), foi uma das vencedoras do Edital Cátedra CAPES/CES. O programa é realizado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) em parceria com o Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES/UC), em Portugal, coordenado pelo professor Dr. Boaventura de Sousa Santos. Ela passará seis meses na UC ministrando aulas, participando de seminários e orientando trabalhos científicos.

Junto com a professora Ivani, foi escolhido um professor do estado de Santa Catarina. Na visão da docente, a escolha não foi apenas pelo currículo quantitativo, mas sim pelo currículo qualitativo. “Tenho certeza que foi pelo trabalho desenvolvido na Licenciatura Indígena, onde realizamos um trabalho com os povos indígenas que é pioneiro em todo o Brasil”, conta.

Outro trabalho, segundo a professora Ivani, que pode ter auxiliado na escolha da docente para passar um semestre letivo em Portugal foi o desenvolvido no grupo de pesquisa Dabukuri – Planejamento e Gestão do Território na Amazônia, do Departamento de Geografia. “No laboratório, estamos criando categorias chamadas de metodologias participantes, como a gestão do conhecimento, feita não só com povos indígenas, mas também com não-indígenas, em áreas protegidas e unidades de conservação”, relata.

A proposta

O projeto apresentado pela docente, com o título “Gestão do Conhecimento e Saberes Indígenas: uma reflexão sobre o etnodesenvolvimento à luz dos povos indígenas da Amazônia brasileira”, tem o objetivo de refletir sobre as teorias e metodologias relacionadas à gestão do conhecimento e dos saberes como instrumento para a construção de epistemologias próprias.

Segundo a professora, não se sabem ainda os totais resultados dos projetos, se estão funcionando. “É preciso refletir se está dando certo ou não, conhecer propostas alternativas que existem no mundo para fazer uma comparação e saber se estamos no caminho certo. No entanto, quem tem que dizer de fato se estamos certos ou não são os povos indígenas. Nós, que estamos à frente dos projetos, não podemos ficar em um invólucro. É preciso trocar e conhecer experiências novas”, pondera.

“Fiquei muito feliz pela aprovação, uma vez que senti que fui escolhida. É importante ver esse reconhecimento do trabalho, que algumas pessoas até mesmo nem reconhecem. É uma conquista não só minha, mas da equipe do curso de Licenciatura Indígena, tanto professores como bolsistas, estagiários, demais servidores e até mesmo os alunos indígenas. Nossa Universidade é pioneira na área, e isso nos marca muito”, completa.

O Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra

O Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra é um Laboratório Associado do Ministério da Educação português, desde 2002, vocacionado para a pesquisa e formação avançada nas diversas áreas das ciências sociais e humanas. Dirigido desde a sua fundação (1978) pelo professor Dr. Boaventura de Sousa Santos, o CES conta hoje com 128 pesquisadores, 101 pesquisadores em pós-doutoramento, 387 Doutorandos e 39 pesquisadores juniores.

A docente

A professora Ivani Faria é graduada em Geografia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), mestra em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (USP), doutora em Geografia Física pela mesma instituição, e pós-doutora pela Universidade Nacional do México (UNAM). Atualmente, é professora dos programas de pós-graduação em Geografia (PPGGEOG) e Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia (PPGCASA). É também coordenadora do curso de Licenciatura Indígena da UFAM.

BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable