Diversão e arte no Recanto Cultural
Diversas atividades que integram a programação da primeira edição do Recanto Cultural, promovida pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg) estão sendo apresentadas na segunda etapa realizada nesta sexta-feira (11), no Hall do Centro de Convivência, Setor Norte. O evento objetiva fomentar mudanças pedagógicas e didáticas nos cursos de graduação, para que estes cursos possam perceber no contexto da arte e das manifestações culturais novas possibilidades de ensino de graduação.
Representando o pró-Reitor de Ensino de Graduação, professor Lucídio Rocha dos Santos, a professora da Escola de Enfermagem, Gilcirene Scantelbury de Almeida, cumprimentou o público presente e lembrou que o evento teve aprovação em 2015, por meio de uma proposta no âmbito cultural da Ufam. Ela destacou que o evento tem o apoio do Ministério da Cultura e de projetos de pesquisa e extensão da Universidade.
As atrações como Grupo Puxirum, Conjunto Musical do Centro de Artes, Cuidando com Canto, Tecido Acrobático, Oficina de Origami, Segurança do Paciente, Linha do tempo da Filosofia, Oficina de Fazine, Exposição de Brochuras, Exposição de Sistemas das Engenharias, Pintura no Mural, Arvore de Natal, Exposição de Fotos, dentre outros, compõem atividades do Recanto Cultural. O evento teve a visita de alunos e professores da Escola Estadual Joaquim de Souza, do município de Manacapuru (distante 84 quilômetros da capital), por meio do Programa de Visitação da Ufam (VIP).
A apresentação de alunas no Projeto de Extensão Tecido Acrobático chamou a atenção do público presente pela estética da atividade. A coordenadora do projeto e professora Faculdade de Educação Física e Fisioterapia, Leonela da Silva Correa, disse que esse momento é a oportunidade de apresentar uma atividade de Educação Física diferenciada. Para ela, existem muitas pessoas que não gostam de realizar atividades esportivas em academia e muito menos atividades relacionadas a esportes `pesados´ , mas apreciam uma atividade esportiva que esteja relacionada a uma atividade artística. "O projeto Tecido Acrobático é essa atividade que congrega tudo isso, pois está direcionado para as pessoas que preferem uma atividade esportiva e artística", declara Leonela Correa.
Árvore natalina em Processo Criativo no Estado da Arte
Desde a última sexta-feira, 4, alunos de vários cursos estão elaborando a árvore de natal com mais de 7m para compor cenário das atividades das edições do Recanto Cultural.
A elaboração da árvore natalina conta com a coordenação do professor do Departamento de Artes, Fernando Antonio Jr. "A ideia surgiu da necessidade de se criar um elo entre as pessoas e a árvore natalina é o formato adequado para aproximar as pessoas. A colocação dela no hall do Centro de Convivência, a partir desse processo criativo, permitirá às pessoas que circulam nesse espaço congregar o espírito cristão", disse.
Por outro lado, ele conta que o natal representa a renovação, acreditando que é um momento para que a comunidade universitária venha se confraternizar, a partir de momentos como esse.
De acordo com ele, durante a realização do evento, haverá várias oficinas, dentre elas, a de origami, pinturas e aproveitamento de materiais descartáveis. O resultado das oficinas deverão compor a árvore de natal que desde o início do evento está em processo de criação. "O processo criativo é mais importante do que a finalização dela, pois requer a dedicação e o acompanhamento de todos os alunos envolvidos conscientes de uma ação coletiva", afirma o professor.
O professor acredita que até o dia 18, último dia do evento, a árvore de natal deverá estar finalizada. O processo criativo está centrado nas criações geradas nas oficinas e na estruturação da árvore que estão fundamentados no próprio Estado da Arte, considerado como o nível mais alto de desenvolvimento da arte ou qualquer produto de várias áreas de conhecimento, em que atinge o grau de obra-prima, finaliza o professor Fernando Jr.