X SEMEP promove debate sobre o perfil do engenheiro de pesca
“Pesca e aquicultura no Estado do Amazonas: conhecer para desenvolver” é tema da X Semana de Engenharia de Pesca (X SEMEP), que reune professores, estudantes e profissionais para discutir o perfil do engenheiro de pesca no Amazonas. O evento ocorre nos dias 6 e 7, no auditório Paulo Buhrnheim (setor sul).
O diretor da Faculdade de Ciências Agrárias (FCA), professor Neliton Marques, acredita que a X SEMEP é o momento propício para refletir sobre vários aspectos que envolvem a formação do profissional da área de Engenharia de Pesca. Segundo ele, o curso de Engenharia de Pesca tem o desafio de formar profissionais que atendam dois segmentos fundamentais, quais sejam: empreendedorismo e formação do pesquisador.
Para ele, no campo da ciência, é fundamental a qualificação de profissionais para que quando ingressarem nos Programas de Pós-graduação tenham uma densidade de conhecimento capaz de apresentar soluções aos desafios que esses programas impõem. Para tanto, é necessário o fortalecimento de Programas de Iniciação Científica (PIBIC) e de Ensino Tutorial (PET) para a mobilização acadêmica, possibilitando a ampliação do conhecimento e, por conta disso, qualificá-los para as pós-graduações.
A coordenadora do evento, professora Lucirene Aguiar, disse que a realização do evento ocorre a cada dois anos, cuja promoção é proveniente do Centro Acadêmico de Engenharia ao Pesca (CAEP), com suporte dos professores do Curso. A professora comenta sobre o déficit do profissional de Engenharia de Pesca no Amazonas e aponta que uma das principais causas é a evasão acadêmica, o que impossibilita o avanço profissional.
“O perfil do graduando, geralmente, é da classe média baixa e proveniente da antiga Escola Agrotécnica Federal de Manaus”, acrescenta a professora.
Palestra Magna
A palestra magna: “Perfil do Engenheiro de Pesca no Estado do Amazonas” proferida pelo Engenheiro Rigoberto Pontes da Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS) refletiu sobre o papel do profissional no contexto do setor pesqueiro no Estado do Amazonas.
O palestrante destacou o histórico da engenharia de pesca no Brasil e os pioneiros no Amazonas, compartilhando experiências com os novos profissionais e estudantes. Ele destacou sobre a importância de conhecer o perfil do profissional e sua participação na atividade pesqueira desenvolvida no Estado. Ele conta que o Amazonas é o maior produtor de peixe de água doce e, consequentemente, o maior mercado consumidor de peixe per capita do país, entretanto, o engenheiro fala que o Estado apresenta uma série de dificuldades na cadeia produtiva, comprometendo a produção.
