Comemoração do Jubileu de ouro da Faculdade de Medicina encerra com a outorga de grau a 51 alunos
O Jubileu de 50 anos da Faculdade de Medicina (FM) encerrou-se na noite desta sexta-feira (4), com a cerimônia de outorga de grau da 83ª turma do curso de Medicina. O evento aconteceu no Auditório Eulálio Chaves, no Setor Sul do Campus Universitário Artur Virgílio Filho da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).
A Sessão Especial de outorga de grau a 51 alunos da Faculdade de Medicina contou com a presença dos formandos da primeira turma da Faculdade, entre eles, o cirurgião geral Dr. Augusto Cavalcante Filho, que viajou de São Paulo até Manaus com o intuito de prestigiar a cerimônia. "Sinto muito orgulho de poder dizer que me formei pela UFAM e esse sentimento que me fez estar aqui hoje", declarou.
A reitora da UFAM, professora Márcia Perales, destacou que durante cinquenta anos a Reitora Márcia Perales destacou a expressividade da Faculdade de MedicinaFM vem tendo cada vez mais expressão na sociedade amazonense. "A sensação é de que quando nós conseguimos nos unir em torno de um objetivo comum, estamos seguindo cada vez mais fortes", afirmou.
Ainda segundo ela, a instituição passa por vários obstáculos, que são encarados como desafios. "Quando olhamos aquele prédio alto atrás da Faculdade de Medicina, que é o novo HUGV, um sonho da comunidade amazonense há mais de trinta anos vemos que podemos superar obstáculos", salientou.
Durante o discurso, o orador da turma, Marcel Barros, destacou o sentimento de honra por poder se formar em um momento tão importante para a faculdade de Medicina. "Não foi um simples acaso termos sido a turma do jubileu. Na verdade, posso até dizer que Dr. Augusto Cavalcante Filhomerecemos essa honraria", enfatizou. "A partir de hoje, nossa vida toma outro sentido, pois passaremos a ser inteiramente responsáveis por nossos pacientes. Seremos os responsáveis pelos diagnósticos, pelas prescrições, pelas notícias difíceis, entendendo que muito mais que a cura física, nossos pacientes e seus familiares também merecem um conforto para os pensamentos e a alma", declarou o orador, que pretende seguir na carreira como ortopedista.
O diretor da Faculdade de Medicina, professor Dirceu Benedicto, abordou aspectos históricos da Faculdade de Medicina e lembrou das instituições que surgiram a partir da UFAM, como o Hospital Universitário Getúlio Vargas. Ao final, desejou aos alunos que encontrassem a atividade que trouxesse felicidade. “Vocês têm a responsabilidade de continuar ajudando essa escola a crescer. Fiquem conosco nessa contínua tarefa de engrandecer a Universidade Federal do Amazonas”, concluiu.