Palestra com Eduardo Meditsch encerra comemoração dos 45 anos do curso de Jornalismo na UFAM
Aconteceu nesta sexta-feira (27), o encerramento do evento “45 anos de Ensino de Jornalismo na Amazônia”, que contou com a palestra “As novas diretrizes curriculares para o curso de Jornalismo”, ministrada pelo professor Dr. Eduardo Barreto Vianna Meditsch, realizada no Auditório Rio Solimões, no Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL), no setor Norte, em alusão aos 45 anos do ingresso da primeira turma do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).
Nesta palestra, foram apresentadas novas diretrizes para o estudante e futuro profissional de Jornalismo. Entre elas, se destacaram a importância e os mecanismos da regulamentação político-jurídica da profissão e da área de Comunicação Social; a necessidade de avaliação, à luz dos valores éticos, as razões e os efeitos das ações jornalísticas e exercer, sobre os poderes constituídos, fiscalização comprometida com a verdade dos fatos, o direito dos cidadãos à informação e o livre trânsito das ideias e das mais diversas opniões.
Como parte das novas diretrizes, foram apontados o estágio obrigatório e o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). “Foi apontado pelo Conselho Nacional de Educação, que o TCC pode ser tanto um projeto profissional como uma monografia acadêmica. A restrição é para que ele envolva, obrigatoriamente, a área jornalística”, relata o professor.
Ainda contemplando o evento, acontece a partir das 18h no Auditório Rio Amazonas, localizado na Faculdade de Estudos Sociais (FES), setor Norte do Campus Universitário Arthur Virgílio Filho, a entrega de título de professor emérito da Instituição ao ex-reitor da UFAM e professor Dr. Walmir de Albuquerque Barbosa, o qual será o primeiro professor outorgado da área de Comunicação Social.