Pró-reitor Gilson Monteiro é eleito novo coordenador do FOPROP

Obter maior incentivo à pesquisa na região é meta dos coordenadores Obter maior incentivo à pesquisa na região é meta dos coordenadores

Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da UFAM, professor Gilson Monteiro, foi nomeado coordenador do Fórum de Pró-reitores de Pesquisa e Pós-graduação da região Norte (Foprop). A escolha ocorreu no dia 20 de novembro na do Fórum. A professora Helena Simões, da Universidade Federal do Amapá (UFAP), é a vice-coordenadora.

Durante um ano os dois serão responsáveis pelos trabalhos da Região Norte no Fórum de Pró-reitores de Pesquisa e Pós-graduação. De acordo com o pró-reitor da UFAM, apresentar as reivindicações da Carta de Manaus está entre as metas dos novos coordenadores. “Queremos o oferecimento de doutorados e mestrados interinstitucionais aqui na Região. A ideia é que tenhamos um olhar diferenciado para a Amazônia”, revelou o professor.

Segundo o novo coordenador, outras propostas são obter maior retorno de programas como o Pró-Amazônia e o ProCade. O primeiro estimula a produção científica nas áreas de Biodiversidade e Sustentabilidade envolvendo recursos humanos e infraestrutura das Instituições de Ensino Superior locais. Já o Programa Nacional de Cooperação Acadêmica (ProCad) visa incentivar a criação de parcerias institucionais para o desenvolvimento de pesquisas conjuntas, estimulando, assim, a formação de profissionais de alto nível no país. “A Amazônia tem que ser vista de um modo diferenciado por ser diferente mesmo. Essas são reivindicações que são de todas as universidades públicas da região”, comentou.

Outra conquista para a UFAM será a realização da próxima edição do Fórum de Pró-reitores de Pesquisa e Pós-graduação em Manaus, com sede na Universidade. O encontro ocorre normalmente na última semana de outubro ou na primeira semana de novembro.

Sobre o FOPROP

O Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação é uma entidade que congrega mais de duzentas instituições de ensino superior de todos os segmentos (públicas federais, estaduais e municipais; comunitárias e privadas) e de todas as regiões do país, com cerca de 260.000 discentes e 85.000 docentes de pós-graduação stricto sensu, distribuídos nos 5.812 cursos. 

BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable