Substância antibacteriana é identificada em estudo realizado na UFAM

Devido ao surgimento incessante de micróbios resistentes à ação de antibióticos, pesquisadores buscam constantemente a descoberta de novas substâncias que possam servir de auxílio na produção de fármacos. Um estudante de doutorado da UFAM é o autor de um estudo que levou à descoberta capaz de trazer resultados positivos no combate de fungos e bactérias.

O estudante de doutorado em Química Orgânica, Richardson A. Almeida, é o autor de um estudo que decobriu um novo peptídeo conhecido como cinerascetina, que foi capa da Revista da Sociedade Brasileira de Química do mês de novembro (Journal of the Brazilian Chemical Society). A descoberta é resultado do doutorado iniciado em 2011.

 

Processo

Durante a pesquisa, sete indivíduos da espécie de pererecas Hypsiboas cinerascens foram submetidos a um processo que libera substâncias contidas nas glândulas dos anfíbios. "O objetivo é identificar, na secreção, peptídeos com propriedades antimicrobianas", exemplifica Richardson. Ainda segundo ele, é a primeira vez que proteínas do tipo são encontradas nessa espécie.

A coleta e a purificação das amostras foram feitas em Manaus, na própria floresta do campus da Universidade Federal do Amazonas; enquanto que a segunda etapa do estudo foi realizada em Brasília, onde as amostras passaram por identificação, sequenciamento e síntese.

Segundo o pesquisador, as expectativas são de continuar desenvolvendo estudos com anfíbios na Amazônia. "Pretendo continuar o estudo tanto com essa espécie como outras espécies, em um futuro pós-doutorado", afirma.

Richardson A. Almeida é o autor principal do estudo, que tem mais nove coautores: Marcelo Gordo, Felipe M. A. da Silva, Rafael C. de Araújo, Marcelo H. S. Ramada, Fernando Y. Abrão, Túlio O. G. Costa, Hector H. F. Koolen, Afonso D. L. de Souza e Carlos Bloch Jr.

Confira o artigo, em inglês: 
 

Anexos:
Fazer download deste arquivo (Artigo.pdf)Artigo (Article)[ ]752 kB
BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable