Encontro de PETs encerra penúltimo dia de atividades do XXIV CONIC

Tutores e estudantes participaram do encontroTutores e estudantes participaram do encontroNa tarde desta quinta-feira (12), ocorreu o II Encontro de Programas de Educação Tutorial da Universidade Federal do Amazonas (InterPET/UFAM), que congregou 16 PETs da Universidade, sendo 15 do campus Manaus e 1 do Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (ICET), sediado no município de Itacoatiara (AM). O evento fez parte das programações do XXIV Congresso de Iniciação Científica da UFAM, e aconteceu no Auditório da Faculdade de Direito da UFAM (FD), setor Norte do Campus Universitário Senador Arthur Virgílio Filho, em Manaus.

Na visão da professora Rosany Piccolotto, tutora do PET Biologia, todo InterPET tem um foco diferente, e nesse InterPET, a ideia é que cada PET coloque em foco os projetos realizados durante o ano corrente. “Todo ano nós fazemos um planejamento do que vamos realizar. A intenção desse encontro é nós mostrarmos as atividades, tendo como fim o tripé ensino-pesquisa-extensão”, afirma.

Para a tutora, as atividades de 2015 foram muito interessantes, e cada atividade demonstra o crescimento melhor, tanto para o aluno quanto para o próprio tutor. “Em cada atividade realizada pelos PETs, nós trazemos alunos do próprio curso para participarem. Isso melhora e muito a conexão e o conhecimento”, finaliza.

Atividades desenvolvidas

No evento, professores-tutores e estudantes de PETs da UFAM apresentaram todas as atividades desenvolvidas durante o anoLizamara Araújo e Pâmela Santos participam do PET Conexões UrbanasLizamara Araújo e Pâmela Santos participam do PET Conexões Urbanas de 2015. Foi o caso das estudantes Lizamara Araújo, do curso de Licenciatura em Geografia, e Pâmela Santos, do curso de Licenciatura em História. As duas alunas fazem parte do PET Conexões Urbanas, cuja tutora é a professora Dra. Amélia Regina Nogueira.

“Durante 2015, nós tivemos atividades como o reforço escolar para alunos de Ensino Fundamental e o pré-vestibular para alunos do Ensino Médio e demais vestibulandos numa faixa etária de 15 a 25 anos”, conta Pâmela. “Nós ministramos também aulas de reforço para alunos entre 8 e 10 anos de idade na própria escola onde nós desenvolvemos atividades, já como preparatório para a Prova Brasil”, afirma Lizamara.

De acordo com as alunas, outra atividade desenvolvida pelo programa foram palestras sobre cada curso da Universidade, com o fim de auxiliar alunos do Ensino Médio a escolherem a carreira a seguir. “Pra essa atividade, nós convidamos os nossos próprios colegas dos outros PETs, justamente para tentar evitar o problema da evasão em vários cursos da Universidade”, ressalta Pâmela.

Para Lizamara, que participa do PET há 1 ano e meio, o InterPET é uma atividade interessante, uma vez que em algumas vezes, um programa anda sozinho, sem conexão com outros programas. “É importante que cada PET se conheça entre si para que nós possamos estar sempre juntos, em busca de um movimento nacional de programas de educação tutorial”, pondera.

Já para Pâmela, que está no programa há 3 anos, o momento é de interatividade, uma vez que cada grupo desenvolve trabalhos e metodologias. “Dentro do InterPET, a gente pode compartilhar formas de executar atividades, compartilhar a ideia de algum colega e adaptar à nossa realidade e sempre implementar novas parcerias e novos projetos”, finaliza.

BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable