Educação Infantil em evidência no segundo dia de apresentações do PIBID
Tiveram início nesta terça-feira (10), as apresentações dos resumos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), envolvendo as áreas de Ciências da Saúde e Ciências Humanas. O evento, que faz parte do XXIV Congresso de Iniciação Científica (CONIC), aconteceu no Instituto de Ciências Exatas (ICE), localizado no setor Norte do Campus Universitário Senador Arthur Virgílio Filho. Foram 96 apresentações, que ocorreram durante toda a manhã, estendendo até o final da tarde, finalizando, assim, o último dia de exposição dos projetos do PIBID.
Segundo o Coordenador Geral do projeto, professor Dr. Tulio Gadelha, o objetivo principal do programa é melhorar a qualidade da formação dos estudantes que atuarão dentro do ensino básico. “A UFAM participa deste projeto desde o seu primeiro edital, realizado em 2007. No início possuíamos 75 bolsistas e agora, em 2015, possuímos um total de 720 bolsas”, afirma.
Ainda de acordo com o coordenador, todos os projetos que foram apresentados durante os dois dias de PIBID foram resumidos e serão revisados e compilados em um livro sobre a quinta jornada do projeto.
Projetos
Entre tantas apresentações, o projeto “Artes Visuais e Inclusão na Educação Infantil: a Pintura sob Novos Olhares e Novas Possibilidades”, do estudante do sétimo período do Coordenador geral do PIBIC, professor Dr. Tulio Gadelhacurso de Pedagogia, Pablo Miguel Vicentini Zeballos, trata de possibilitar às crianças do segundo período a experiência da realidade vivida pelos jovens com deficiência visual em relação à manifestação artística. “Um dos principais objetivos do projeto é possibilitar às crianças do segundo período da Educação Infantil a experimentação da realidade vivida pelas crianças com deficiência visual em relação às manifestação artísticas, no caso, a pintura”, afirma o estudante.
Já a estudante do oitavo período do curso de Pedagogia, Havila de Almeida Matos, escolheu o tema “Reflexão sobre os sistemas de escrita alfabética, na Educação Infantil”, por meio da observação das salas de aula. “É um tema que eu já pesquisava dentro do ambiente acadêmico, então resolvi unir as necessidades das salas de aula, com as minhas pesquisas da UFAM”, explica.
“Com o PIBID, temos a oportunidade de ficar um ano dentro das escolas, conhecendo o ambiente e o seu funcionamento. E com este auxílio do projeto, quando cheguei ao meu período de estágio, já possuía uma facilidade”, conclui Havila.