Pró-reitora da Ufam declarou abertos o WebMedia e a WeRT
A pró-reitora de Inovação Tecnológica da Ufam, professora Maria do Socorro Chaves, fez a abertura oficial do 21º Simpósio Brasileiro de Multimídia e Web (WebMedia) e da 1ª Escola Avançada de Tecnologia e Pesquisa na Web (WeRT). A solenidade aconteceu na noite de ontem no salão principal do Studio 5 Centro de Convenções. O WebMedia e a WeRT são promovidos pela Sociedade Brasileira de Computação e pelo Instituto de Computação da Ufam (Icomp/Ufam). O evento segue até sexta-feira, dia 30 de outubro, em Manaus.
Socorro afirmou que o Icomp tem um papel estratégico dentro da universidade. Ela elogiou o modelo de organização do evento e disse que a tecnologia pode trazer alternativas à crise econômica que acomete o País. “As possibilidades de debate que esse evento traz vão marcar a vida dos participantes. Portanto, aproveitem”, disse.
O coordenador geral do WebMedia e da WeRT e também professor do Icomp, Marco Cristo, se disse satisfeito com a participação de pessoas não só de Manaus, mas também de Itacoatiara e Santarém e dos estados de Roraima, Acre e Pará. “É um privilégio perceber que um esforço de três anos está se concretizando. Fico feliz em fazer com que os nossos alunos se interessem pela ciência, coisa tão difícil de se fazer nesse país”, declarou.
Adriano Pereira, coordenador geral científico do WebMedia, elogiou a qualidade das revisões dos trabalhos científicos apresentados no Simpósio. “São mais de 80 professores, de quase todos os estados, que aceitaram nosso convite”, disse. Ele ressaltou o papel da web na vida das pessoas. “A web deu uma grande contribuição na democratização e divulgação do conhecimento”, afirmou.
O diretor do Icomp, Ruiter Caldas e o coordenador do Programa de Pós-Graduação do Icomp, Eduardo Feitosa, também participaram da mesa de abertura.