Manejo sanitário de bovinos é tema do Café Científico do LAFA
Franklyn Oliveira falou sobre o manejo de bovinos e a sua higiene na ordenhaNa tarde desta terça-feira (27), o Laboratório de Anatomia e Fisiologia Animal da Universidade Federal do Amazonas (LAFA/UFAM) promoveu mais uma edição do seu Café Científico, que contou com a palestra do médico veterinário Franklyn Oliveira, cujo tema foi “Manejo sanitário de bovinos leiteiros e higiene na ordenha”. A palestra aconteceu no Auditório Sumaúma, localizado na Faculdade de Ciências Agrárias (FCA), setor Sul do Campus Universitário Senador Arthur Virgílio Filho.
Segundo o veterinário, a problemática principal esta relacionada ao consumo de alimentos de origem animal com qualidade e higiene adequada. “Nós temos no Amazonas um consumo de produtos de origem animal e produção local de locais duvidosos. Temos visto um crescimento da produção no sul do Amazonas, principalmente nas regiões de Autazes, Humaitá, Apuí e até mesmo na região de Presidente Figueiredo”, afirma.
Ainda de acordo com Franklyn, os alunos das Ciências Agrárias em geral, principalmente os de Zootecnia, precisam ter esse conhecimento para levar ao produtor as formas corretas do manejo sanitário do rebanho. “Além disso, é preciso adequar isso à realidade regional e a adoção de tecnologias que possam, principalmente, atender a demanda de produção de alimentos de boa qualidade e que possa, efetivamente, ter o nosso produtor rural fornecendo alimentos com boa saúde”, pondera o veterinário.
Importância da palestra
Alunos, professores e profissionais da área de diversas instituições puderam prestigiar a palestra do Café Científico. Entre eles, Alunos, professores e profissionais da área participaram da palestraa professora Ellen Oliveira, da Universidade Nilton Lins (UNL), que também é fiscal de saúde sanitária da Prefeitura de Manaus. Para ela, a palestra foi excelente. “O tema é relevante para a região, e o palestrante é alguém que conhece de fato a região. Ele trouxe coisas que realmente refletem os problemas que a região tem”, ressalta.
Ainda segundo a professora, é preciso investir na formação de profissionais para realizar diagnósticos. “Nós temos um grande problema com os diagnósticos de doenças de animais no Amazonas. Muita gente acha que a mesma doença que os animais têm no restante do Brasil não tem no Amazonas. No entanto, os animais têm, e é preciso investir na formação de profissionais para fazer esse diagnóstico”, salienta.
O Café Científico
O Café Científico é uma atividade de pesquisa e extensão do LAFA, vinculado ao curso de Zootecnia da Faculdade de Ciências Agrárias (FCA) da UFAM. É coordenado pela professora Dra. Roseane Oliveira e desenvolve atividades de pesquisa, ensino e extensão tanto nos cursos e Zootecnia quanto de Agronomia.