Oficina recicla dispositivos de lâmpadas para projetos eletrônicos na SECT-ICE
No último dia de atividades da III Semana de Ciência e Tecnologia do ICE (SECT-ICE), estudantes da Ufam e da Rede Pública de Ensino, participam da Oficina Luz áudio-rítma com materiais reciclados para elaboração de projetos de circuitos eletrônicos, que ocorreu nesta sexta-feira (23) no Laboratório de Mecânica I, da ICE, setor Norte.
A Semana tem como objetivo principal promover a unificação das Semanas de Cursos do Instituto de Ciências Exatas da Ufam (Estatística, Física, Geologia, Matemática e Química) e de integrá-las a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), de forma programada dentro das atividades acadêmicas anuais do ICE.
Coordenada pelo professor do Departamento de Física, Yuri Exposito Nicot, a Oficina Luz áudio-rítma com materiais reciclados tem por objetivo despertar o interesse pelos projetos eletrônicos associados aos conteúdos de física, reciclando os componentes de lâmpadas de luz branca. Segundo ele, geralmente, quando esse produto é inutilizado, as pessoas descartam nas lixeiras de Manaus.
“Quando a lâmpada queima, podemos aproveitar os dispositivos contidos nessas lâmpadas, em que concentra grande arsenal de transmissores, capacitores, circuitos, e outros. A ideia é aproveitar ao máximo todo o material disponível, pois quando descartado no meio ambiente pode até contaminar o lençol freático e, consequentemente, atingir o ser humano e os animais. Elementos químicos como o flúor quando em contato com a pele, produz infecção, trazendo series mazelas”, completa.
Para o finalista do Curso de Licenciatura em Física e monitor da Oficina, Esteves Fernando de Oliveira, disse que vê essa atividade como diferencial e sim obrigatória para os alunos do curso. Segundo ele, o oferecimento deve ocorrer para todos os cursos da Ufam. E, esse é o papel da Universidade, ressalta.
O aluno do Colégio Militar da Policia Militar `Aurea Pinheiro Braga´ disse que a pratica da disciplina é bem mais interessante do que a teoria. Com isso, ele pretende concluir o Ensino Médio e ingressar na Universidade para o curso de Engenharia Elétrica ou Bacharelado em Física.