Minicurso aborda métodos de investigação criminal
Daniela Koshikene ministrou minicurso
O IV Desvendando as Ciências Forenses promoveu o minicurso “Metodologias e Análise de Perfil em Genética Forense”, ministrado pela perita do Laboratório de Genética Forense do Amazonas, órgão da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Amazonas, Daniela Koshikene. O evento faz parte da programação da Semana de Ciência e Tecnologia do Instituto de Ciências Exatas, ICE, que ocorre durante esta semana.
A palestrante abordou os métodos de exames que são realizados na investigação criminal para determinar a autoria de um crime. Os exames dão suporte para a investigação detectar possíveis suspeitos. O método de citação para o exame de DNA na determinal, a metodologia de amplificação, entre outros, foram detalhados, de forma teórica, pela palestrante a um numeroso público presente. Explicou à metodologia utilizada nos laboratórios criminais e como são aplicados para desvendar diversos tipos de crimes como: furtos, roubos, estupros, assassinatos e agressões.
“Expliquei ao público do curso a aplicação das metodologias de investigação que são utilizadas nos laboratórios criminais para solucionar diversos tipos de crimes. O que a perícia faz é aplicar as metodologias que foram desenvolvidas pela pesquisa científica. Estes procedimentos são aplicados para a investigação criminal, mas foram desenvolvidos por uma produção acadêmica. Infelizmente os crimes estão ocorrendo ao nosso redor. Quanto melhor a investigação, maior a possibilidade de condenação do criminoso. Sinto-me satisfeita em participar do evento na Universidade, pois é aqui que ocorre o desenvolvimento de novos conhecimentos e demonstrar aos estudantes a importância dos métodos de exames na solução de crimes”, disse a palestrante Daniele Koshikene.
O “IV Desvendando as Ciências Forenses: luz, ciência e ação” é um evento promovido pelo programa de extensão Desvendando as Ciências Forenses. É um subevento da Semana de Ciência e Tecnologia do ICE que ocorre desde a terça-feira, 20, e se estende até hoje, sexta-feira. O evento é destinado a estudantes da graduação e do ensino médio e tem como objetivo despertar o interesse dos estudantes para área.
“O evento é voltado pra qualquer cidadão, mas principalmente para estudantes do ensino médio e para estudantes dos primeiros anos de qualquer curso de graduação. Visa mostrar as relações entre ciência e justiça. A maioria das pessoas tem contato com as Ciências Forenses a partir de seriados de televisão com uma visão mais glamourosa da profissão. O evento procura quebrar o mito mais glamoroso e colocar os alunos em contato com os profissionais que atuam na área”, explicou o coordenador do programa de extensão Desvendado as Ciências Forenses, Renato Henriques de Souza.