UFAM recebe reunião regional de pró-reitores de Planejamento e Administração

Profa. Ana Flávia de Moraes (centro) apresenta palestra sobre gestão de riscosProfa. Ana Flávia de Moraes (centro) apresenta palestra sobre gestão de riscosNesta sexta-feira (16), a Universidade Federal do Amazonas (UFAM) recebeu a 4ª Reunião Regional Norte do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Planejamento e de Administração das Instituições Federais de Ensino Superior (FORPLAD). O evento aconteceu no Miniauditório da Pró-Reitoria de Inovação Tecnológica (PROTEC), localizado no Centro Administrativo, setor Norte do Campus Universitário Senador Arthur Virgílio Filho.

Na programação da tarde, palestraram a professora Dra. Ana Flávia de Moraes, diretora do Departamento de Modernização Administrativa da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da UFAM (DMA/PROPLAN), que falou sobre o gerenciamento de riscos no planejamento institucional; e o professor Alípio Reis Firmo Filho, atualmente Auditor do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas, com o tema “Custos no Setor Público”.

Gerenciamento de Riscos

A professora Ana Flávia abordou o tema do Plano de Gestão de Riscos, mencionando as experiências com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFAM para o decênio 2016-2025. “O alcance desses objetivos e metas depende da identificação de oportunidades e gestão das ameaças e dos riscos que podem comprometer os objetivos do PDI”, ressaltou.

Segundo a diretora, é importante falar sobre o tema, uma vez que ele vai ajudar a atual gestão e a comunidade universitária a enxergar de forma mais concreta os resultados que a UFAM se propõe a alcançar. “A preocupação com o gerenciamento de riscos é justamente para aumentar os esforços no sentido de desenvolver ações que potencializem o alcance dos resultados”, afirma.

Custos no setor público

O auditor Alípio Firmo, que também é conselheiro substituto do TCE/AM, abordou a legislação sobre custos públicos no Brasil, bem como a implantação de custos no setor público de maneira bem ampla, além de ações governamentais voltadas para o tema. O conselheiro também falou daAuditor Alípio Firmo (centro) falou sobre os gastos no setor públicoAuditor Alípio Firmo (centro) falou sobre os gastos no setor público experiência da Universidade de Brasília (UnB), que implantou um sistema de apuração de custos na instituição.

De acordo com o auditor, a universidade tem feito um censo interno para se conhecer, e a partir disso, traçar estratégias para a identificação do custo total da educação superior federal no Amazonas. “A ideia é a de colaborar, em um momento inicial, ofertando uma visão geral do que se pode encontrar em desafios e soluções nesse processo, haja vista que pensar os custos no setor público é uma coisa muito nova no país”, relata.

Para o auditor, pensar os gastos no setor público é muito diferente de pensar o setor privado. “Qual é a concorrência do setor público? A falta de concorrência e paralelismo no setor público abre uma possibilidade para se perder, em termos de receitas e despesas, além da produção de bens e serviços” completa.

BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable