História militar na ciência da História é discutida no IV Simpósio de História Militar da Amazônia

Professor Auxiliomar Ugarte e General Franklimberg Ribeiro. Ugarte recebeu certificado de palestrante no IV Simpósio de História Militar da AmazôniaProfessor Auxiliomar Ugarte e General Franklimberg Ribeiro. Ugarte recebeu certificado de palestrante no IV Simpósio de História Militar da AmazôniaO Auditório Rio Amazonas da Faculdade de Estudos Sociais (FES) foi palco, na tarde desta terça-feira (06), da palestra “A História Militar Dentro da Ciência da História”, proferida pelo professor Dr. Auxiliomar Silva Ugarte, do Departamento de História da Universidade Federal do Amazonas (DH/UFAM). A fala do professor fez parte das programações do IV Simpósio de História Militar da Amazônia, promovido pelo Comando Militar da Amazônia do Exército Brasileiro (CMA/EB) em parceria com a UFAM.

Na palestra, Ugarte fez uma retrospectiva das guerras e da sua relação com a construção da história. Segundo ele, é possível afirmar que “uma parte do conhecimento histórico formulado no interior da civilização ocidental esteve relacionado direta ou indiretamente aos feitos militares, principalmente às guerras”.

“A historiografia helênica começou com o conflito, com a guerra. Essa dimensão militar não deixou de ser enfocada por toda a tradição historiográfica posterior a grandes historiadores gregos como Heródoto, Xenofonte ou Políbio. Adotando esses historiadores como seus modelos, adaptou-os conforme suas próprias necessidades internas”, ressaltou.

O professor também citou obras de autores da Idade Média que também focaram a dimensão militar. “O Venerável Beda, Nicolau Maquiavel e Gonzalo Fernández de Oviedo são exemplos de autores que na sua atividade historiográfica, deram destaque a essa área”, afirmou.

Historiografia militar amazônica

Coronel Antônio Ferreira, da DPHCEx, se colocou à disposição para publicar materiais sobre história militar na AmazôniaCoronel Antônio Ferreira, da DPHCEx, se colocou à disposição para publicar materiais sobre história militar na AmazôniaUgarte também lembrou diversos autores que escreveram sobre a historiografia militar no Brasil e na Amazônia. Entre eles, Bernardo Pereira de Berredo, Ronaldo Queiroz de Morais e Fernando Velôzo Gomes Pedrosa. “Berredo foi interessante, uma vez que ele também era governador do Maranhão nos tempos em que o Brasil foi colônia. Nos intervalos que tinha entre sua administração, escreveu os Annaes históricos do Estado do Maranhão. Esse livro, publicado em 1749, falou da história do estado entre 1616 e 1718”, destacou.

“Mais recentes, nós temos Arthur César Ferreira Reis, que foi governador do Amazonas, e que escreveu sete obras sobre história militar. Entre elas, nós podemos citar a mais recente, que foi Roteiro Histórico das Fortificações no Amazonas, publicada em 1966, quando ele chegou ao Governo do Estado”, salientou Ugarte.

O general Franklimberg Ribeiro de Freitas, assessor de relações institucionais do Comando Militar da Amazônia, parabenizou o professor Auxiliomar pela palestra. “Quando nós escolhemos o tema deste simpósio e quisemos inserir essa palestra como a primeira, os organizadores escolheram por unanimidade o Dr. Ugarte. Vocês, como espectadores, acabaram de descobrir a razão”.

O coronel Antônio Ferreira, da Diretoria de Patrimônio Histórico e Cultural do Exército (DPHCEx), falou do interesse do órgão em publicar materiais relacionados à história militar da Amazônia. “Como o professor falou, a seara é grande, mas são poucos os obreiros. No entanto, com todo o material que nós temos e que foi reunido durante os quatro simpósios, nós já podemos fazer alguma coisa”, afirmou.

BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable