Gerentes de Recursos Humanos, de unidades acadêmicas fora da sede, recebem treinamento na ProGesp
A ProGesp está localizada no térreo do Centro Administrativo, setor norte do CampusEm 2014, a UFAM implementou em suas cinco unidades acadêmicas fora da sede (Benjamim Constant, Coari, Humaitá, Itacoatiara e Parintins), as Gerências de Recursos Humanos. Elas foram criadas com objetivo de descentralizar alguns serviços referentes à gestão de pessoas dessas Unidades.
A partir da implementação dessas Gerências, a ProGesp realizou um estudo para identificar as necessidades e dificuldades quanto ao acompanhamento funcional dos servidores, bem como as alterações cadastrais nessas unidades acadêmicas e as atividades que podem ser atribuídas a tais gerências dando celeridade às demandas e melhor acesso a informação pelos servidores
Aprimorando o processo de descentralização das Gerências, a ProGesp, por meio do DAPES, iniciou com os gerentes, uma série de orientações e treinamentos não presenciais, e presenciais em Manaus, sobre o fluxo operacional da gestão de pessoas. No período de 29 de setembro a 02 de outubro, estiveram na ProGesp: José Frozzi, do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente em Humaitá (IEAA-UFAM), e Kátia Rufino, do Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia em Itacoatiara (ICET-UFAM).
Os servidores participaram de treinamentos nos Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos (Siape), e Sistema de Gestão de Pessoas do Governo Federal (Sigepe)*, além de orientações sobre promoção à saúde pelo Departamento de Saúde e Qualidade de Vida (DSQV).José Frozzi, do IEAA de Humaitá
Para José Frozzi, do IEAA, a descentralização da ProGesp é vantajosa para ambos os lados. “Eu vejo isso como uma vantagem muito grande, pois essa descentralização vai desafogar muito a sede [ProGesp]. Lá [ IEAA ], por exemplo, já posso fazer, através dos Sistemas, consulta, alteração e cadastro de servidores, desbloqueio de Sigepe, alteração de e-mail. Com o passar do tempo, e decorrer das atividades, vamos adquirindo mais experiência”.
Já para Kátia Rufino, do ICET em Itacoatiara, só quem ganha é a sua unidade, no quesito autonomia. “No meu Instituto as maiores demandas são de férias (cadastramento e remanejamento), bloqueio e desbloqueio de Sigepe, e regularização dos dados cadastrais dos servidores no sistema (atualização de endereço e telefones, por exemplo). No Siape e Sigepe comecei a gerir todas essas informações relacionadas ao servidor. É um grande passo de liberdade, de autonomia para minha unidade. Parabenizo à Pró-Reitoria pois é uma demanda que tínhamos há muito tempo, e hoje está sendo atendida. É preciso dar continuidade pois isso tudo facilita em muito Kátia Rufino, do ICET Itacoatiaraa vida do servidor”, afirma Kátia.
Acesso à informação
Segundo a professora Márcia Irene Andrade, diretora do Departamento de Saúde e Qualidade de Vida (DSQV) da ProGesp, a falta de informações dentro de uma organização aumenta os níveis de estresse entre os servidores. Sendo assim, uma Gerência de Recursos Humanos acessível e organizada em termos de informações, favoreceaeficiência e eficácia na gestão da unidade. E é isso que a ProGesp vem buscando em parceria com as Gerências de Recursos Humanos das Unidades fora da Sede, por meioda troca de experiências, práticas e saberes.
Segundo o Diretor do DAPES Luiz Neto, “essa é uma forma de construirmos uma gestão de pessoas com unicidade e autonomia nas unidades da UFAM fora de Sede. Unicidade porque teremos um padrão de atendimento, de organização de trabalhos e serviços, de uma rotina de fluxos de processos, muito mais próximas e organizadas. E de autonomia porque a partir de conhecimento você pode direcionar as escolhas da melhor forma possível, de acordo com sua unidade. Isso é vital para que a gestão de pessoas na UFAM flua, para que de fato nossos servidores tenham um serviço de excelência”, ressalta o Diretor.
Para a Pró-Reitora de Gestão de Pessoas, professora Kathya Augusta Thomé Lopes, a descentralização possibilita diminuir o tempo de resolutividade das demandas. “Temos um braço em cada unidade por meio das Gerencias de Recursos Humanos. O que nós [ProGesp] pudermos facilitar o atendimento das demandas dos servidor, faremos.
A Progesp defende que os servidores tenham conhecimento acerca dos seus direitos e deveres, o que ratifica o compromisso da Reitoria da UFAM ao criar a Pró-Reitoria, e implementar as gerencias de Recursos Humanos na Unidades fora da Sede.
*Siape e Sigepe são portais gerenciados pelo Ministério do Planejamento, e juntos reúnem informações funcionais e financeiras dos servidores públicos federais.