UFAM vai sediar etapa regional da Maratona Brasileira de Programação

Organizada pela Sociedade Brasileira de Computação, a maratona existe desde 1996, no Brasil. “Essa etapa vai classificar as melhores equipes para a final brasileira, que acontece em novembro”, explica a professora Rosiane de Freitas, coordenadora regional da maratona. “Tanto o meio acadêmico-científico quanto o mercado de trabalho, em especial as grandes empresas tecnológicas, têm valorizado os alunos que participam da Maratona”, diz Rosiane.
A disputa se destina a alunos de cursos de graduação e início de pós-graduação na área de Computação e afins (Ciência da Computação, Engenharia de Computação, Sistemas de Informação, Matemática, Engenharias, etc) e promove nos alunos a criatividade, a capacidade de trabalho em equipe, a busca de novas soluções algorítmicas e a habilidade de resolver problemas sob pressão.
Edição anterior
No ano passado, quase 40 mil estudantes de cerca de 2530 escolas de mais de 100 países competiram em regionais em todo o planeta, e apenas pouco mais de 120 (cerca de 1%) participam das Finais Mundiais do evento, em Marrakech, Marrocos. Cinco times brasileiros estiveram presentes nas finais mundiais.
Os times são compostos por três alunos, que tentarão resolver durante 5 horas o maior número possível dos 8 ou mais problemas que são entregues no início da competição. Estes alunos têm à sua disposição apenas um computador e podem levar apenas material impresso (livros, listagens, manuais) para vencer a batalha contra o relógio e os problemas propostos.