Participantes da AgroUfam relatam práticas agroecológicas em encontro

Com o objetivo de fortalecer a rede de colaboradores da Feira Agroecológica da UFAM (AgroUfam), o Núcleo de Socioeconomia (Nusec), da Faculdade de Ciências Agrárias (FCA), promoveu na 17ª edição de agosto da Feira, realizada nos dias 6 e 7, o Iº Encontro de Troca de Experiências da AgroUfam.

Nesse Encontro realizado no auditório Samaúma da FCA, agricultores e artesãos de Manaus e do entorno, que participam da Feira comercializando produtos, relataram diversas práticas agroecológicas de suas comunidades, para os parceiros da AgroUfam (Estado e Município, e instituições de pesquisa).

Essa atividade foi dividida em dois painéis: `Aprendizado – Relatos de Experiências em Vivenciar o Espaço AgroUfam´, e `Interação entre Parceiros´. Os painéis contaram com a participação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam), Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (Idesam), Museu da Amazônia (Musa), Secretaria de Meio ambiente do Amazonas (Sema), do projeto social `Tocando em Frente ´, dos comunitários da RDS Igapó-Açu, e da Área de Proteção Ambiental (APA) Maroaga, em Presidente Figueiredo. Ambos os painéis foram mediados pela professora Kátia Cavalcante, do Nusec.

Na mesa de abertura, o diretor da FCA, professor Neliton Marques da Silva, ressaltou que a razão do Evento é mais do que simbólico. O Encontro mostra a preocupação da UFAM em discutir não só experiências, mas, sobretudo, os pontos de estrangulamento dos processos de produção da agricultura familiar no Amazonas.

“Este é o nosso grande desafio: cada vez mais fortalecer esse diálogo entre as lideranças dos produtores rurais familiares, e a Academia. O Encontro oportuniza discussões para construirmos uma nova agenda, ou reformular, não só de pesquisa, como também de soluções. Esse é o papel social da Universidade Federal do Amazonas, e de qualquer instituição pública que tenha compromisso social e acadêmico com a sociedade”, disse o Diretor.

Além dele, estiveram presentes na mesa de abertura a professora Jozane Lima, coordenadora de projetos do Nusec, a gerente do Pró-Rural da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), Ellen Vaz, o vice-prefeito de Caapiranga, Joaquim Matos, e o membro da Associação Central dos Produtores Agroecológicos do Estado do Amazonas (Aproartes), Sebastião Duarte.

O Iº Encontro de Troca de Experiências da AgroUfam, é uma prévia do que vai acontecer na 20ª Edição da Feira que acontece em novembro. Segundo a professora Jozane Lima, do Nusec, nesse próximo encontro serão consolidadas parcerias em diversas áreas, como por exemplo, tecnológica, e de viabilização de algum subproduto.

Feira da Produção Familiar

Em seu segundo ano de atividades, a AgroUfam é uma feira que reúne produtos agroecológicos produzidos e comercializados por agricultores e artesãos de comunidades rurais do Amazonas, participantes de cursos ministrados pelo Nusec.

Pelo fato de suas edições acontecerem mensalmente na Faculdade de Ciências Agrárias, a AgroUfam difere de outras feiras porque favorece não só o comércio, como também a troca de conhecimentos científicos entre produtor e comunidade acadêmica. A Feira conta com a parceria da Sepror e Fapeam.

BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable