Aluno de Engenharia de Petróleo e Gás defende trabalho sobre o uso de dessalinizador solar no Amazonas

Da esquerda para a direita: professora Priscila Gouveia, professor Sávio Matos, professor Johnson Moura, e Adriano MarquesDa esquerda para a direita: professora Priscila Gouveia, professor Sávio Matos, professor Johnson Moura, e Adriano MarquesNa tarde desta terça-feira (28), o curso de Engenharia de Petróleo e Gás, da Faculdade de Tecnologia da Universidade Federal do Amazonas (FT/UFAM), promoveu mais uma defesa de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Orientado pelo professor MSc. Johnson Pontes de Moura, o graduando Adriano Marques apresentou o trabalho “Construção de um Protótipo de Dessalinizador Solar, para Aplicação no Aproveitamento das Águas de Reuso das Atividades Petroquímicas do Estado do Amazonas”.

O trabalho do aluno consistiu em construir um dessalinizador solar para atuar como uma unidade de tratamento de água, que capta a água em um reservatório de zinco, onde é aquecida através da luz solar. “Esse vapor é condensado em uma cobertura de vidro e levado pelas calhas, que são direcionadas para uma mangueira, conectada a um reservatório do destilado total”, explica.

Segundo Adriano, a construção do protótipo iniciou com um estudo prévio das capacidades de um dessalinizador e de como ele poderia ser construído, aliado a estudos de protótipos anteriores, para que se pudesse adaptar o sistema construído. “Assim, durante o trabalho, nós unimos todos os protótipos em um só para formar um melhor componente com melhor aproveitamento”, ressalta.

Protótipo construído pelo alunoProtótipo construído pelo alunoAinda de acordo com o aluno, nos dias de hoje, muitos grupos de pessoas no estado do Amazonas ainda vivem em situações nas quais estão longe das malhas das concessionárias de abastecimento de água. “Essas pessoas necessitam que haja um meio alternativo de conseguir água potável e suficiente para uso doméstico, seja ela para fazer comida, agricultura e até questões de higiente”, afirma.

“O aparelho que eu construí é apenas um protótipo, que pode ser estudado, melhorado e potencializado. Os gastos para a construção de um desses para uso popular não são altos. Só é preciso reduzir a lâmina d’água, o que fará com que seja maximizado o potencial produtivo do aparelho”, finalizou.

BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable