PPGI promove defesa de dissertação de mestrado sobre economia de consumo de energia em dispositivos eletrônicos

Banca examinadora do trabalho. Da esquerda para a direita: Dr. Raimundo Barreto, Dr. Rivalino Júnior, e Dr. Lucas Cordeiro.Banca examinadora do trabalho. Da esquerda para a direita: Dr. Raimundo Barreto, Dr. Rivalino Júnior, e Dr. Lucas Cordeiro.

Com o tema “Integração de Características Preemptivas à Técnica Escala Dinâmica de Voltagem e Frequência Intra-Tarefa”, o mestrando Rawlinson da Silva Gonçalves abriu a 231ª defesa de dissertação de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Informática da Universidade Federal do Amazonas (PPGI/UFAM), ocorrida na tarde desta sexta-feira (10).

A defesa aconteceu na sala 2 do segundo bloco do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologia Eletrônica e da Informação (CETELI), localizado na Faculdade de Tecnologia (FT), setor Norte do Campus Universitário Senador Arthur Virgílio Filho, em Manaus. A banca de avaliação foi composta pelo professor Dr. Raimundo Barreto, presidente e orientador de Rawlinson, além dos professores Dr. Lucas Cordeiro, do PPGI, e Dr. Rivalino Matias Júnior, da Faculdade de Computação da Universidade Federal de Uberlândia (FACOM/UFU).

A dissertação

O trabalho de Gonçalves consiste em uma metodologia que tenta reduzir o consumo de energia de um processador atravésRawlinson Gonçalves, mestrando do PPGIRawlinson Gonçalves, mestrando do PPGI de um melhor gerenciamento das tarefas em execução no sistema. “As tarefas passam informação para o núcleo do sistema operacional, de forma que ele consegue gerenciar melhor o consumo de energia através das informações locais passadas pelas aplicações”, afirmou.

Segundo o aluno, no início, a pesquisa foi um pouco difícil. “Precisei fazer todo um levantamento no estado da arte e ver o que já existe publicado no meio científico”, ressalta. “Além disso, era preciso filtrar o que existia de novo e o que já existia para deixar a minha contribuição para o estado da arte, além de usar uma metodologia já existente”.

De acordo com Rawlinson, hoje, as aplicações executadas em um computador ou sistema operacional não informam ao processador quanta carga é necessária para o funcionamento das mesmas no sistema. “Nós fizemos aplicações, modificando o núcleo do sistema operacional para que ele recebesse a informação da tarefa a ser executada. Na medida em que ele recebe essa informação, ele passa a trabalhar sob demanda para atender as necessidades dessa tarefa”, esclareceu.

“Hoje, as baterias estão chegando em um ponto de saturação, onde só se consegue aumentar a capacidade de um determinado dispositivo se nós aumentarmos o tamanho da bateria, a metodologia utilizada aqui é uma solução via software. Via software, ela consegue fazer um gerenciamento melhor de energia sem ter que ficar fazendo alterações no hardware. Ou seja, os dispositivos podem até manter o seu tamanho normal, sem ter que expandir a bateria e mantendo a autonomia do sistema”, finalizou o novo mestre. 

BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable