Calouros de Economia da UFAM representam o Amazonas em Gincana Nacional

Alunos da UFAM venceram a regionalAlunos da UFAM venceram a regionalUma dupla de ingressantes no curso de Economia da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) está entre os representantes do Amazonas na 5ª Gincana Nacional de Economia (GNE), marcada para ocorrer nos dias 10 e 11 de setembro, em Curitiba (PR). Marcelo Canuto e Daniel Shinoda foram os primeiros a se classificar para a fase nacional e compõem a equipe de seis competidores selecionados pelo Conselho Regional de Economia (Corecon/AM). 

Acesse http://www.cofecon.org.br/gincana/index.html.

A dupla já está se preparando para a etapa final, em que serão realizados desafios por meio de um sistema eletrônico com elementos de política econômica, macroeconomia e mercado financeiro com ênfase em questão cambial e Economia em geral. O desafio é aplicar a teoria e a técnica para a solução de questões próximas da realidade. Plano Real, política econômica, balanço de pagamentos, dívida externa... Todos esses conceitos e suas aplicações vão ser desvendados pelos competidores durante o Congresso Brasileiro de Economia (CBE).

Daniel conta sobre as estratégias para a conquista da melhor colocação no Amazonas: "Depois da divulgação, percebemos que seria uma oportunidade única de participar da gincana e representar a UFAM. Começamos a estudar e criamos uma rotina de mais de um mês de treinamento". Eles simularam juntos as questões usando o software da competição estudaram a parte teórica individualmente. Com esse método, conciliaram os conhecimentos necessários para avançar. "Tivemos muito entrosamento desde o início", revela Daniel.

Professora apoiou a iniciativaProfessora apoiou a iniciativa

 

A seleção das três duplas foi realizada pelo Conselho Regional de Economia (Corecon), sob a coordenação da conselheira Denise Cassama. Nessa fase, estudantes de Ciências Econômicas de todo o Amazonas puderam demonstrar seus conhecimentos teóricos e técnicos e aplicar soluções práticas a desafios apresentados num ambiente virtual. “As melhores soluções pontuavam mais. Estamos muito orgulhosos porque eles foram os primeiros classificados”, comemora a professora Michele Aracaty, que apoio a iniciativa dos rapazes desde o início.

O maior auxílio que a professora deu foi a indicação de artigos e textos jornalísticos para leitura durante a preparação. Ela também sugeriu que eles assistissem a programas específicos sobre o mercado financeiro doméstico e mundial. “Quando eles me procuraram para dizer que queriam participar, eu dei todo o apoio, mesmo sabendo que os temas são bem complexos e eles ainda são calouros. Foi uma surpresa maravilhosa para todos nós”, completa a docente.

 

Ambientes Simulados

Os jogos promovem a imersão em conceitos e mecanismos básicos que facilitam o entendimento do que acontece na conjuntura da economia brasileira, a partir do lançamento do Plano Real no âmbito macroeconômico, da política econômica, e de mercado cambial. A final ocorre em duas fases.

As relações básicas destacadas são as que vinculam notícias econômicas nacionais e internacionais sobre o mercado cambial, assim como aquelas relacionadas com o balanço de pagamentos, a dívida externa, a taxa de cambio e a inflação por um lado, e as contas do governo, a taxa de juros, o investimento e o desempenho do Produto Interno Bruto por outro.

 

Premiação

A equipe vencedora receberá o total de R$ 3.600,00 (três mil e seiscentos reais), sendo R$ 1.800,00 (mil e oitocentos reais) para cada estudante; a dupla que alcançar o segundo lugar será premiada com R$ 1.200,00 (mil e duzentos reais) para cada, no total de R$ 2.400,00 (dois mil e quatrocentos reais); e dois estudantes que conquistarem o terceiro lugar receberão o total de R$ 1.200,00 (mil e duzentos reais), sendo R$ 600,00 (seiscentos reais) para cada um.

 

Fotos: CORECON/AM.

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