UFAM recebe audiência pública sobre mobilidade urbana no dia 3 de junho
A comunidade acadêmica da Universidade Federal do Amazonas poderá participar, no próximo dia 3 de junho, da audiência pública que pretende colher propostas de soluções para os problemas de mobilidade na capital. A iniciativa integra o Plano de Mobilidade Urbana (PlanMob) da Prefeitura de Manaus, que ao fim, compilará os dados e os enviará para aprovação da Câmara Municipal de Manaus (CMM).
Além de ser realizada na UFAM, no auditório da Faculdade de Estudos Sociais, setor Norte, das 9h às 12h, as audiências serão promovidas, ainda, na Universidade do Estado do Amazonas, em todas as zonas da cidade e envolvendo, especificamente, os grupos de ciclistas. Nas reuniões, os participantes poderão apresentar recomendações para as situações constatadas nos setores de trânsito, transporte, infraestrutura e locomoção dos cidadãos. A previsão é de que no dia 7 de julho, o Plano de Mobilidade seja enviado à Câmara Municipal para votação.
Sobre o PlanMob - O PlanMob Manaus é um instrumento da política de desenvolvimento urbano que contém diretrizes, programas, ações e projetos voltados a garantir acesso amplo e democrático às oportunidades que Manaus disponibiliza, por meio do planejamento da infraestrutura de mobilidade urbana, dos meios de transporte e seus serviços, provendo condições adequadas à mobilidade da população e da logística de distribuição de bens e serviços.
Desde novembro de 2014 foram realizadas reuniões com os órgãos municipais diretamente envolvidos com a elaboração do PlanMob Manaus, com a participação de gerentes e técnicos das seguintes secretarias: Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de trânsito (Manaustrans), Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) e Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb).