VI workshop do PDI UFAM aborda áreas prioritárias
Gestores discutem prioridadades para os próximos dez anos Os gestores da UFAM se reuniram para continuar o trabalho de elaboração do Planejamento Estratégico (PE) e de revisão do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) para os próximos dez anos. Nesta etapa do processo, a equipe estabeleceu as áreas prioritárias para a Universidade bem como os objetivos e estratégias de cada uma. O encontro ocorreu nos dias 23, 24 e 27 de março no miniauditório da Pró-reitoria de Inovação Tecnológica (Protec).
Em fase de organização do conteúdo do PDI, os membros do G1 (gestores da UFAM) elegeram as categorias apropriadas para cada objetivo e estratégia definidos nas etapas anteriores do trabalho de acordo com o projeto a ser desenvolvido. Terminada esta fase, o grupo passou a hierarquizar a execução dos projetos, priorizando aqueles em que a Instituição apresenta maior necessidade de atenção. “Um projeto com a prioridade 1 tem vários objetivos e suas estratégias correspondentes e estará entre aqueles que terão primazia na fase de execução”, esclareceu a pró-reitora de Planejamento, professora Mariomar Sales, que coordena as atividades, com o apoio da Fundação Getúlio Vargas (FGV).
De acordo com a pró-reitora, após o levantamento dos projetos a serem priorizados, o material será enviado para a FGV que fará o relatório do que foi feito e encaminhará para a UFAM. A partir de então, terá início a fase de escrita do PDI. “Existe uma comissão responsável pela escrita do documento, com o suporte da Proplan, para que o PDI tenha uma linguagem bem acessível”, informou a professora.
De posse do documento pronto, a Proplan o encaminhará para apreciação dos membros do Conselho Universitário (CONSUNI), o qual avaliará o teor do material e o aprovará ou não, com ou sem alterações.
A pró-reitora destaca ainda a relevância deste processo para a Instituição. Segundo a gestora da Proplan, a Universidade está em um momento distinto ao de 2005 quando foi concluído o PDI atual e por isso precisa reavaliar suas ações para se manter atualizada e conectada seu contexto. “É importante que o serviço que a UFAM presta esteja conectado ao que o cenário demanda”, disse. “Creio que estamos avançando de forma satisfatória. Já podemos perceber que teremos um PDI bem de acordo com as necessidades da UFAM”, adiantou.