Aluno do PPGI apresenta tese sobre aprendizagem organizacional

O Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI) teve a sua 14ª defesa pública de tese de doutorado apresentada, com o trabalho “Facilitando a aprendizagem organizacional em melhorias de processo de software”. A tese, de autoria do doutorando Davi Viana dos Santos, orientada pela profa. Dra. Tayana Conte e co-orientada pelo prof. Dr. Cleidson de Souza, foi defendida na Sala de Seminários do Instituto de Computação (IComp), Setor Norte do Campus Universitário, nesta segunda-feira (02).

O trabalho de pesquisa de Viana consistiu em apresentar alternativas que facilitem a aprendizagem organizacional (AO)Davi Viana dos Santos, doutorando do PPGIDavi Viana dos Santos, doutorando do PPGI visando à melhoria de processos de softwares (MPS). Segundo ele, as organizações que produzem softwares realizam melhorias constantes nos seus processos de software, partindo da premissa que a qualidade do produto pode ser levada devido ao aumento da qualidade do processo de desenvolvimento. “Precisamos entender que a melhoria de processos não deve ser visto como um esforço único, mas sim como algo de constante aprendizagem por toda a organização”, salientou o doutorando.

Ainda segundo o doutorando, o trabalho durante a pesquisa foi árduo. “Foram quatro investigações de prática em organizações envolvidas com MPS. Também busquei evidências experimentais da ocorrência da AO e também da gerência do conhecimento (GC). O resultado ao qual eu cheguei foi a definição de um framework, o KL-SPI, que contém componentes para auxiliar no diagnóstico e estimular a AO e a GC em organizações que buscam melhorar os seus processos”, ressaltou.

A banca examinadora do trabalho, além da presidente, profa. Dra. Tayana Conte, foi composta pelos profs. Drs. Alberto Nogueira e Elaine Harada, do PPGI-UFAM. Também fizeram parte da banca as profas. Dra. Monalessa Perini, da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), e Dra. Ana Regina Cavalcante, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Todos os professores fizeram vários elogios ao trabalho.

“Davi fez um excelente trabalho. Destaquei um ou outro ponto que creio que precisam ser melhorados, mas isso não tira em nada o mérito de quatro anos de pesquisa e participações em congressos. Com certeza, é um trabalho que vale muito à pena colocar em prática. Também recomendei a ele que nunca mais faça trabalhos com 400 páginas e nem passe isso aos alunos dele!”, afirmou a professora Monalessa, em tom de brincadeira.

BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable