HUGV-Ufam realiza acolhimento para 80 novos residentes
O Hospital Universitário Getúlio Vargas da Universidade Federal do Amazonas (HUGV-Ufam), filial da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realiza nesta segunda e terça-feira, 02 e 03, o acolhimento dos novos residentes das áreas médica e multiprofissional. Ao todo, estão entrando 80 novos residentes, sendo 74 da área médica e seis da área multiprofissional.
Após a cerimônia de boas vindas, os residentes terão dois dias de palestras e apresentações sobre o funcionamento do hospital, sua estrutura e serviços. Nesta segunda, serão apresentados às rotinas administrativas das residências médica e multidisciplinar e do funcionamento da estrutura do Hospital, suas gerencias, unidades e departamentos. Na terça-feira, as apresentações serão a respeito de linhas de cuidado, contratualização, regulação, segurança do paciente, saúde ocupacional e segurança do trabalho (SOST) e vigilância em saúde, finalizando com um curso sobre infecção hospitalar.
Compuseram a mesa da cerimônia de recepção dos residentes a Pró-reitora de Gestão de Pessoas da Universidade Federal do Amazonas, Kathya Augusta Thomé Lopes, representando a Reitora Márcia Perales; o gerente de Atenção à Saúde do HUGV, Raul Antunes Ferreira, representando o superintendente do hospital, Rubem Alves da Silva Júnior; a gerente de Ensino e Pesquisa do HUGV, Miharu Matsuura Matos; a coordenadora da Residência Médica, Gleide Elane Braga e a coordenadora da Residência Multiprofissional, Maria Alex Sandra Costa Lima Leocádio. Esteve ainda presente no evento o presidente da Comissão Estadual de Residência Médica do Amazonas (Cermam), Luiz Carlos de Lima Ferreira.
A Pró-reitora de Gestão de Pessoas da Ufam, Kathya Augusta Thomé Lopes, ressaltou a qualidade do corpo médico e profissional que compõe os quadros do HUGV. “A qualidade que apresentamos neste hospital nos 50 anos que completa em 2015 demonstra os profissionais que temos aqui e o quanto contribuímos para a formação do mercado de trabalho. Tenho certeza que os novos residentes encontrarão aqui um grupo de profissionais dispostos e capacitados para lhes passar todo o conhecimento necessário para que se formem doutores especialistas da melhor qualidade.”
O gerente de Atenção à Saúde do HUGV, Raul Antunes Ferreira, ressalta a importância deste novo momento do hospital em que chega a nova turma de residentes. “Este acolhimento para residentes da área de saúde acontece em um momento de mudança na instituição, tanto na estrutura quanto na gestão.
Nesta nova visão, o residente não visa somente o aprendizado, mas participa ativamente da gestão, já que ele passa por quase todo o trabalho da instituição. Ficamos sensibilizados com a chegada deles, com essa vitória que eles obtiveram e nos esforçaremos para prepará-los para atuar na instituição e depois fora dela da melhor maneira possível.''