UFAM participa da Oficina de construção do Plano de Ação em Ciência, Tecnologia e Inovação do Amazonas
O evento tem entre as diretrizes o fortalecimento e a interiorização da infraestrutura de Ciência, Tecnologia e Inovação estadual. Além de representantes da UFAM, participam da Oficina pesquisadores de diversas instituições como INPA, EMBRAPA e FIEAM.
No encontro, representam a Universidade Federal do Amazonas os pesquisadores Antônio Carlos, do Centro de Ciências do ambiente; a professora Antônia, da rede Bionorte; o professor Afonso Lobo, da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPESP) e a professora Socorro Lima Verde, da Pró-Reitoria de Inovação Tecnológica (PROTEC).
Entre os eixos temáticos discutidos pelos participantes estão o Programa de Infraestrutura para Ciência, Tecnologia e Inovação e o programa de Estruturação e ampliação dos Polos de Inovação.Na tarde desta quarta-feira, 25, foi discutido o Programa de Formação, atração e fixação de pessoal para Ciência, Tecnologia e Inovação - ProRH. De acordo com a metodologia adotada para os debates, os pesquisadores foram divididos em dois grupos e depois um representante de cada equipe relatou as propostas discutidas.
"A SECTI nos convidou para esta importante discussão que objetiva delinear os eixos do PCTI. Isso envolve o planejamento de um futuro para os próximos 20 anos, com revisões periódicas, para que tenhamos uma educação de excelência e um desenvolvimento regional exemplar", destacou a professora Socorro lima Verde, da PROTEC.
O PCTI tem o objetivo de promovera ciência, tecnologia e a Inovação como vetor de desenvolvimento do Estado do Amazonas, com base nos preceitos de sustentabilidade e competitividade.
Nesta quinta-feira, 26, a reunião continua com o debate sobre o eixo temático "Programa de Estruturação e Ampliação dos Polos de Inovação"