Festimprensa expôs trabalhos dos estudantes de comunicação
Festimprensa
Os estudantes do curso de Jornalismo da Ufam realizaram nesta sexta-feira, 13, no hall do ICHL, a primeira edição do Festimprensa, com a exposição de trabalhos dos estudantes de comunicação e inúmeras atrações culturais e esportivas. O público que compareceu pode observar os estandes com a apresentação dos trabalhos realizados nas disciplinas Oficina Básica de Assessoria de Imprensa e Assessoria de Imprensa.
O evento foi organizado pelas professoras Elizabeth Cavalcante e Mirna Feitoza e a participação dos estudantes. Foram nove trabalhos expostos nos estandes e as atrações culturais ocorreram no palco principal (no hall) e nos auditórios. Cada estande realizou uma atividade ao longo do evento. Foram apresentações musicais; exposição de fotos; peça teatral; exibição de filmes; técnicas de defesa no Jiu-Jitsu; distribuição de preservativos, dentre outras.
Professoras Elizabeth e Mirna do curso de JornalismoA professora Elizabeth Cavalcante, que ministrou para os estudantes a disciplina Oficina Básica de Assessoria de Imprensa, destacou que o trabalho promoveu a prática dos estudantes no desenvolvimento de planos de comunicação em organizações. “Na minha disciplina desenvolvemos o projeto do festimprensa pra dar visibilidade às organizações que os estudantes assessoraram. Essas organizações foram captadas na disciplina da professora Mirna Feitoza, que é Assessoria de Imprensa, onde os estudantes desenvolveram um plano de comunicação para as organizações. Os alunos foram às organizações e prepararam um plano de comunicação para dar visibilidade a elas. As assessorias de imprensa hoje, em grande parte, são dirigidas por jornalistas. Esses órgãos cada vez mais estão sendo ocupados por esses profissionais. Essa prática que realizamos aqui tem como objetivo despertar em nossos alunos esse mercado de trabalho. Procuramos algumas organizações que não tinham esse setor ou não tinham noção da importância para divulgação de seus produtos e apresentamos um plano de como fazer isso. Estamos aqui expondo esses trabalhos e apresentando essas organizações para a comunidade acadêmica”, destacou Elizabeth Cavalcante.
A estudante de Jornalismo, Izinha Toscano, ressaltou que o evento enriquece a formação dos estudantes em razão da prática de assessoramento e da elaboração de um plano de comunicação para organizações. “Acho que o evento nos dá a oportunidade de colocar em prática coisas que nós só vimos na teoria. Serve como um exercício elaborar um plano e mostrar para os dirigentes das entidades. Temos muita base teórica no curso e agora temos a oportunidade de por em prática. Elaborar o evento, receber a imprensa, expor os planos de comunicação preparados por nós, dar visibilidade as organizações foi um exercício prático de muita importância na nossa formação”, disse a estudante Izinha Toscano.
Para a professora Mirna Feitoza é importante expandir o conhecimento adquirido em sala de aula para a comunidade. “É um trabalho integrado, onde a sala de aula deixa de ser um espaço fechado para se tornar um espaço aberto que envolve diversos agentes e a comunidade como um todo. Nesse sentido temos um processo educacional de corresponsabilidade na formação do jornalista”, disse a professora Mirna.
Cantor Pereira se apresentou no Festimprensa
O cantor Pereira, a Banda Pacato Plutão e o DJ Negro Lamar foram as atrações musicais do evento. O Cine & Vídeo Tarumã teve sua sessão agregada ao evento com a exibição dos curtas "O Avião de Papel", de John Kahrs, e "Eu Não Quero Voltar Sozinho", de Daniel Ribeiro. A atração teatral ficou por conta da Companhia Pombal Arte Espaço Alternativo com o espetáculo Iapinari, com a atriz Nanaína Tariano e, o Ritual de Troca de Conhecimento da Etinia Tariano.