DCE da UFAM promove palestra sobre Reforma Política

Na noite desta segunda-feira (09), o Auditório Rio Amazonas, na Faculdade de Estudos Sociais (FES), foi palco da palestra sobre a Reforma Política Eleitoral. O palestrante foi o Dr. Márlon Reis, juiz de Direito e um dos autores da Lei da Ficha Limpa. O evento, promovido pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFAM, contou com a presença de estudantes da Universidade, bem como de estudantes de outras universidades e até profissionais da área jurídica.

Dr. Marlon Reis, palestrante da noiteDr. Marlon Reis, palestrante da noiteO dr. Reis começou falando sobre o atual sistema eleitoral brasileiro, mencionando que atualmente, existem no mundo 51 sistemas eleitorais. Segundo ele, há uma crise de representatividade, uma vez que o brasileiro não se sente representado por quem está no Congresso Nacional. O juiz também mencionou uma pesquisa da Folha de S.Paulo, que afirma que 71% dos brasileiros não tem simpatia com partido algum. Segundo ele, isso mostra que há uma quebra de sintonia muito grande entre o povo e o parlamento.

Perguntado sobre o fato de a Reforma Política ser constitucional ou não, o juiz afirmou que ela é totalmente constitucional. “Nós não queremos convocar uma nova Constituinte ou mudar a Constituição Federal ou o regime de poder no Brasil. Nós queremos apenas, com a reforma das leis eleitorais, fazer com que a Constituição seja cumprida à risca”, afirmou.

A importância do debate

O professor José Seráfico, um dos líderes do Comitê Estadual para a Reforma Política, afirmou a importância de trazer o debate para a comunidade acadêmica. “A sociedade toda deve se envolver nesse debate. Se nós nos despreocuparmos dos problemas dos quais ela trata, nós estaremos renunciando a um dos direitos fundamentais do ser humano, que é o direito de mudar”, salientou.

A advogada Talita Benayon, 26, egressa da Faculdade de Direito e ex-integrante do Centro Acadêmico de Direito 17 de Janeiro (CAD 17 de Janeiro) eIntegrantes do DCE, dr. Márlon Reis e prof. Sylvio Puga.Integrantes do DCE, dr. Márlon Reis e prof. Sylvio Puga. do DCE, acha extremamente importante que haja realmente uma reforma no sistema político. “O país tem se afundado numa extrema crise por causa da forma como é conduzida a política. O financiamento abusivo das empresas é algo extremamente danoso, e por causa disso, só ganha uma eleição quem tem esse financiamento, e eu acredito que isso deva acabar”, declarou.

Formação e atuação

Juiz de Direito no Maranhão e considerado uma das 100 pessoas mais influentes do Brasil pela revista Época, Marlon Reis é graduado em Direito pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e tem estudos avançados em Sociologia Jurídica e Instituições Políticas pela Universidad de Zaragoza, na Espanha. É um dos idealizadores e fundadores do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) e redator da Lei da Ficha Limpa. É autor dos livros “O Nobre Deputado” e “O Gigante Acordado”.

BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable