Gastronomia Regional faz diferença na AgroUfam que acontece até sexta, 6
`Fazer a feira´ tem se tornando uma tradição para a comunidade universitária que busca qualidade nos produtos hortifrutigranjeiros. O vai e vem da movimentada Feira de Produção Familiar da Ufam (AgroUfam), às vezes cansa, mas se torna prazeroso quando o transeunte dá uma parada na `Praça de Alimentação´ onde é comercializado uma gastronomia regional que atrai cada vez mais consumidores. A AgroUfam acontece até sexta, 6, na Faculdade de Ciências Agrárias (FCA), Setor Sul.
A diversidade gastronômica comercializada aos freqüentadores da Feira de Produção Familiar da Ufam (AgroUfam), está ficando cada vez mais conhecida pelos que optaram em fazer refeições (desjejum ou almoço) durante sua realização. A lista de alimentos encontrada nos cardápios de cada estande apresenta uma variedade que vai desde a tapioca, x-caboquinho, suco regional até o peixe regional que se tornou conhecida entre os freqüentadores que busca qualidade e pelo bom atendimento.
É o caso da senhora Jane Figueiredo, 54, proprietária do estande e moradora da comunidade São Francisco, município Careiro da Varzea, que há 34 anos comercializa produtos regionais tendo a preocupação de oferecer aos seus clientes o mais tradicional café da manha. Ela disse que tem a preocupação de dar o melhor de si quando os itens são qualidade e atendimento. Jane Figueiredo acredita que foram esses valores que conquistou a clientela fiel da Ufam que desde o inicio da Feira vem agregando valor aos seus produtos.
`Toda vez que exponho na AgroUfam a procura de alunos e professores e, até mesmo as pessoas de outras comunidades é bastante grande. O sucesso é tanto que quando acaba os produtos reponho imediatamente para que não falte durante a feira´, comenta a feirante.
A `Barraca do Pará´, da proprietária Érica Correia da Costa, 33, oferece aos seus clientes pratos específicos de peixes regionais, como peixe frito com baião de dois e caldeirada. De acordo com ela, desde quando expôs pela primeira vez, percebeu que há um mercado dinâmico e isso nos favoreceu trazendo um retorno imediato. O importante é que as pessoas apreciam e se deliciem com os pratos ofertados, completa.
Opinião
Para o estudante do curso de Licenciatura em Física, Pablo Herinque Nunes Barros, 18, encontrar um local que oferecesse um cardápio regional é interessante. Banana frita, tapioca, dentre outras variedades regionais faz lembrar meus momentos de infância e a AgroUfam está de parabéns pela iniciativa de reunir produtores que preservam os costumes de nossa região, comenta Pablo Barros.
O estudante do segundo período do curso de Engenharia de Pesca, Victor de Souza, 21, disse que tem o hábito de freqüentar todos os dias a AgroUfam quanto está sendo realizada. Ele explica que há algo diferente para consumir e comer, pois, sair da rotina é algo saudável. O almoço comercializado nos restaurantes da Ufam são bons, mas comer uma caldeirada de tambaqui é algo extraordinário, comenta.
Papel da Agroufam
A AgroUfam objetiva estabelecer uma feira de comercialização dos produtos da agricultura familiar, visando a divulgação de produtos capazes de estimular o empreendedorismo, fortalecer a agricultura familiar e os produtos regionais.
Estandes com produtos agropecuários, espaços para artesanato, plantas ornamentais e praça de alimentação, são elementos atrativos não apenas à comunidade acadêmica, mas também moradores de bairros no entorno, que ajudam a movimentar as vendas e a aumentar a visibilidade de produtores, artesãos e comerciantes.
.