PPGCIPET promove palestra sobre biodiversidade e extinção em massa
Nesta terça (20), o Programa de Pós-Graduação em Ciências Pesqueiras nos Trópicos (PPGCIPET) promoveu a palestra “Biodiversidade e a sexta extinção em massa”, ministrada pelo professor Lawrence E. Hurd, da Washington and Lee University, no estado da Virgínia, nos Estados Unidos.
O professor Lawrence falou sobre as várias definições de biodiversidade, variedade genética das espécies, e como a diversidade é gerada, dando exemplos da agricultura nos Estados Unidos e do Peru, além das cinco grandes extinções ocorridas na história, que foram relacionadas com eventos glaciais.
Além disso, o professor também alertou para o perigo do aumento da taxa de extinção que se tem atualmente. Segundo ele, a taxa de extinção normal é de uma espécie a cada 1 milhão de anos. Hoje, a taxa aumentou para 1 espécie extinta a cada 1000 anos, e as três principais causas disso podem ser a perda de habitat, espécies invasoras, e a caça e a pesca ilegal.
Um alerta geral
Apresentação do pesquisador no PPG
O professor Alexandre Rivas, doutor em Economia Ambiental e professor do Departamento de Economia da Faculdade de Estudos Sociais (FES), presente à palestra, achou o conteúdo da palestra excelente, pois aumenta o entendimento das relações que existem entre o ecossistema e a economia local e global. Segundo ele, o mundo caminha para uma grande extinção da biodiversidade, e a razão é tipicamente econômica. “O mundo está crescendo, e nós estamos concentrando a produção em alguns tipos de vegetais e animais para o consumo humano. Essa demanda por terra causa um grande problema, que é a sexta extinção em massa”, frisou o professor Rivas.
Para o professor Carlos Freitas, doutor em Ciências Pesqueiras nos Trópicos e professor do Departamento de Ciências Pesqueiras da Faculdade de Ciências Agrárias (FCA), o principal ponto da palestra foi ser um alerta. Segundo ele, todos fazem parte de uma sociedade que contribui muito para a possibilidade de uma extinção em massa. “O principal objetivo da palestra, que foi apresentar dados que sirvam como alerta para que continuemos tentando evitar essa grande extinção em massa, foi evitado”, salientou Freitas.
O palestrante
O professor Lawrence E. Hurd é professor da Washington and Lee University e pesquisador visitante do PPGCIPET. Tem atuado em parceria com pesquisadores do grupo EMPA – Ecologia e Manejo da Pesca no Amazonas da UFAM, coordenado pelo Prof. Carlos Freitas, do Departamento de Ciências Pesqueiras da FCA, e publicado artigos em revistas de renome como Science, Ecology, Ecological Monographs, American Naturalist e Oecologia.