Educação do ensino superior em destaque na Semana de Serviço Social

'Serviço Social e a contrarreforma do Estado: a precarização do ensino e seus reflexos na atuação profissional' é tema da Semana de Serviço Social que teve solenidade de abertura nesta quinta, 18, no auditório Rio Negro do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL), Setor Norte.

O evento objetiva promover a participação do alunado em discussões de temáticas relevantes para o Serviço Social, contribuindo para a formação acadêmica e políticas dos estudantes, além de ser também uma proposta de interação entre os discentes de diversos períodos.

A coordenadora do curso de Serviço Social, professora Roberta Ferreira Coelho de Andrade, disse que a pertinência do tema é recorrente em razão da Reforma Universitária. A coordenadora acredita que a temática não é algo novo, pois, historicamente, já havia na década, de 1960, outro nível de discussão, que tratava sobre a criação de departamentos e vestibular classificatório.

Na atualidade, relata a coordenadora, iniciativas para dar melhor qualidade do ensino receberam críticas quanto à sua implementação. Foi o que aconteceu com a criação do Programa Universidade para Todos (ProUni), que recebeu críticas quanto ao investimento público em instituições de ensino privado e o programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais Brasileiras (REUNI).

Nesse sentido, a coordenadora comenta que o evento se define em questionar as condições em que o ensino vem sendo conduzido nos últimos anos. Segundo ela, há um grande esforço para melhoria do ensino no contexto acadêmico, entretanto, isso não se restringe somente em aulas. É preciso criar condições para o ensino, a pesquisa e a extensão que envolvam outras questões que comprometem o ensino, comenta.

"Na programação, que inclui atividades como palestras e mesas redondas, têm despertado a atenção dos alunos. O espaço universitário precisa possibilitar ao aluno uma reflexão, inclusive sobre sua própria realidade", frisa.

Palestra Magna

A palestra intitulada 'Reforma do Estado e seus reflexos na educação do ensino superior: mercantilização do ensino', proferida pelo chefe de Departamento do curso de Serviço Social, professor Marcelo Mário Vallina, apresenta todo um processo de mercantilização da educação e como essa questão se apresenta nos dias atuais.

Para o professor, dentre os fatores que envolvem a baixa qualidade do ensino superior no país, estão a crise do capitalismo e a derrocada do socialismo insistente, que encontrou espaço durante a Ditadura Militar. Associado a isso, o aprofundamento na democracia ocorreu por meio da reforma do Estado.

Nos últimos tempos, comenta o professor, a transformação que vem sofrendo a Universidade numa organização social que tem no seu conteúdo, estabelecer a competição deixando a Universidade acéfala em relação às grandes discussões no país. "Esse é o momento para que os alunos possam colocar em evidencia temáticas relacionadas à Educação do Ensino Superior para serem discutidas. Isso já é um grande avanço", disse o professor.

Estiveram presentes na solenidade de abertura a diretora do Instituto de Ciencias Humanas e Letras (IC HL), professora Simone Baçal, e o representante do Centro Acadêmico de Serviço Social do Amazonas (CASSA), Deivid Bezerra Pastor.                             

     

BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable