UFAM tem representantes na Academia Brasileira de Ciências entre 2015 e 2019
Jovens cientistas de todo o país foram eleitos membros da Academia Brasileira de Ciências (ABC) para representarem suas regiões no próximo quinquênio. Entre os novos indicados para representar a região Norte, dois docentes da UFAM estão entre os agraciados: Igor Luis Kaefer, Fabrício Beggiato Baccaro, ambos vinculados ao Instituto de Ciências Biológicas (ICB).
Para concorrer, o pesquisador deve ter idade inferior a 40 anos. Atualmente, os membros são indicados pelos titulares da ABC, instituição fundada em 1916, não governamental e sem fins lucrativos, que atua como sociedade científica honorífica e contribui para o estudo de temas socialmente relevantes para a formulação de políticas públicas. A Academia busca também o intercâmbio de conhecimentos entre cientistas. Acesse a lista no portal da Academia.
Novos membros
O professor Igor Luis Kaefer é docente da UFAM há um ano e meio e pesquisa sobre Ecologia. Com apenas 28 anos, ele iniciou na pesquisa há dez, ainda no início da graduação. Segundo Kaefer, o foco será aproximar a Universidade de parceiros nacionais e internacionais em prol do desenvolvimento da pesquisa e da conservação do bioma Amazônico.
O professor Fabrício Baccaro, de 38 anos e há 15 na pesquisa, disse estar feliz por ter sido um dos cinco indicados para a ABC. Ele também é do quadro da Universidade há um ano e meio, lecionando Zoologia. O professor trabalha também com o tema Ecologia de Comunidades.
Baccaro revela que a participação na ABC será uma “grande oportunidade, pois a Academia promove eventos de alta qualidade que colocam cientistas do Brasil e do exterior em contato, estimulando parcerias e pesquisas em conjunto”. Ele avalia ainda que, por outro lado, a participação é uma grande responsabilidade. “Discutir e ajudar a direcionar a ciência no Brasil não é tarefa fácil, mas farei o melhor possível para representar bem nossa região”, finalizou.