Campanha natalina da FCA tem solidariedade e presépio amazônico
A Faculdade de Ciências Agrárias (FCA), através de três Programas de Educação Tutorial (PET´s), está arrecadando até o dia 23 de dezembro, roupas, bolsas, sapatos, redes de dormir, colchões, dentre outros produtos de uso pessoal. O objetivo é doar todo esse material para comunidades carentes do entorno de Manaus.
A Campanha, coordenada pelo professor Ari Hidalgo, pode ser vista no térreo da Faculdade, setor Sul do campus da Ufam. No local foi construído um presépio, onde também há uma caixa para recebimento das doações.
O presépio foi instalado pelos PET´s de Agronomia, Engenharia de Pesca e Florestal, e já é uma tradição da FCA desde 2009, quando alunos do PET Agronomia queriam trazer para a Unidade Acadêmica o espírito de Natal. Este ano, com a mensagem `Paz na terra a todos de boa vontade´ o presépio chama a atenção não só pelo tamanho, mas também pela criatividade no uso de resíduos florestais em sua construção.
De acordo com o professor Ari Hidalgo, a ideia surgiu em 2009, quando foi confeccionado um presépio de mesa a partir dos pecíolos da folha de buriti (Mauritia Flexuosa) e folhas de carludovica palmata (Cyclanthaceae), além de tecido com fibras de juta (Corchorus Capsularis). Segundo ele, o presépio foi colocado no mês de dezembro no corredor do bloco U, que na época abrigava as salas de aula da FCA. Em 2010, o presépio foi reproduzido numa escala um pouco maior.
Por motivo de afastamento do Docente, nos anos de 2011 e 2012 não foram produzidos presépios. Em 2013 foi construído um em tamanho natural, com cenário amazônico: o presépio era representado por uma casa de farinha, e os personagens, caboclos. Jesus nasceu em uma rede, próximo ao forno de torração de farinha, entre gareira, redes de pesca, espingarda, pilão e animais como anta, arara, macaco, preguiça, capivara e tucano. Maria e José eram ribeirinhos e os reis e pastores eram caboclos que ofertavam castanha, cupuaçu e peixes. Os materiais utilizados nessa edição foram palha de coqueiro, pecíolo de folhas de buriti e inajá, bambu e papelão.
Neste ano, o presépio representa uma gruta onde Jesus nasce num berço feito de espata de inajá, forrado com folhas de C. palmata. A gruta foi construída com bambu, pecíolos de folhas de buriti e inajá, folhas de jornal e sacos de cimento. Os personagens foram confeccionados com pecíolos de buriti e inajá, sacos de cimento, balão de festa, jornal e sacos de juta. As roupas são de cetim. Os reis magos doam produtos da terra (peixes: pirarucu, tambaqui e pirapitinga; sementes de castanha e cupuaçu). A forração do piso foi feita com restos de capim do gramado da FCA.