Gestores discutem perspectivas para a Ufam no IV workshop do PDI
Gestores avaliam presença da Ufam na educação localCompor o diagnóstico estratégico da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), agora segundo a perspectiva dos gestores da Instituição, é o objetivo do IV workshop que visa elaborar o Planejamento Estratégico e o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Ufam. O encontro ocorre nesta sexta-feira, 12, na sala de reuniões do Departamento de Recursos Humanos do Centro Administrativo.
A partir do conteúdo exigido pelo Ministério da Educação (MEC) e das informações levantadas nos workshops anteriores, os integrantes do G1, formado pelos gestores da Universidade, entre eles, a reitora e o vice-reitor, professores Márcia Perales e Hedinaldo Lima, os pró-reitores, assessores e o prefeito do campus, discutiram temáticas relativas ao atual posicionamento da Ufam no seu ramo de atividade.
De acordo com a reitora, a participação de diferentes membros da academia é fundamental para o trabalho proposto, pois permite a estruturação dos elementos de gestão da Universidade partindo de múltiplas avaliações. “Todo esse processo, com grupos distintos, os quais expressam suas visões sobre a mesma Instituição, é de uma riqueza imensa”, afirmou. “São pessoas que estão representando a comunidade e que têm olhares diferentes sobre questões comuns”, destacou a gestora, ressaltando que a Ufam deseja construir o novo PDI inclusive com a participação da sociedade em geral através da pesquisa de opinião que a Instituição promove até o dia 20 de dezembro.
Segundo a professora Márcia Perales, existe um conjunto de áreas importantes em uma instituição pública de ensino superior que devem ser levadas em conta na elaboração do PE e PDI para que a organização se destaque no mercado, entre eles, investimentos em infraestrutura, qualificação profissional, suporte tecnológico e internacionalização. Para a reitora, é necessário que todos esses aspectos sejam igualmente tratados para que haja o desenvolvimento da instituição. “É um conjunto que faz com que a instituição possa efetivamente avançar e buscar o que ela vai colocar de forma delimitada, pontual, no seu PDI”, disse.
Consultores da FGV orientam o processoApoio Técnico da FGV
O consultor da Fundação Getúlio Vargas (FGV), que orienta o processo de elaboração do PE e PDI da Ufam, professor João Peres, declara que a educação superior brasileira e internacional está sendo direcionada a utilizar cada vez mais recursos tecnológicos de apoio ao processo ensino-aprendizagem. Peres afirma que isso é devido à tendência de mudança social em relação aos estudantes do século XXI. Segundo o representante da FGV, os professores terão de se adaptar a esse novo contexto educacional. “Eles passarão a ser orientadores, mostrando aos alunos onde encontrar o conjunto de informações necessárias a sua formação”, comentou.
Ainda segundo Peres, serão cada vez mais comuns os cursos online e de educação a distância (EaD), o que já se configura uma medida adotada pelo Ministério da Educação. “Tudo isso é para democratizar o acesso à informação no mundo”, avaliou.
Pesquisa de Opinião Ufam
Como forma de captar os diferentes olhares sobre a Ufam para a definição do diagnóstico estratégico da Instituição, está sendo realizada a pesquisa de opinião junto aos públicos da Universidade. Membros da comunidade acadêmica e da sociedade em geral podem colaborar respondendo aos questionários específicos para cada segmento. As informações darão suporte para o planejamento das ações da Universidade para o decênio 2016-2025. Participe!
Acesse os links no texto para contribuir com o futuro do Nosso Maior Patrimônio:
Pesquisa visa identificar expectativas dos públicos da Universidade
