PPGL promove minicurso sobre Post-modernismo
professora Ana Paula Arnaut
O Programa de Pós-graduação em Letras promoveu, nesta tarde de segunda-feira, 24, o minicurso “José Saramago e Antônio Lobo Antunes: (Re) criações do real”, ministrado pela professora da Universidade de Coimbra, Ana Paula Arnaut. O minicurso ocorre no mini auditório da Faculdade de Estudos Sociais (FES), no setor Norte do campus, e vai até a sexta-feira, dia 28.
O minicurso faz parte da programação anual do Programa (área de Literatura) e é voltada para estudantes da graduação e da pós-graduação em Letras. A professora Ana Paula Arnaut analisa as obras de dois escritores portugueses mais conhecidos no Brasil para demonstrar o aspecto post-modernista em sua literatura.
José Saramago e Antônio Lobo Antunes são dois dos grandes escritores da literatura portuguesa contemporânea. A escolha deles foi em razão das questões teóricas relacionadas com o período literário em que pertencem esses escritores. Suas obras têm muitas características post-modernista e servem como referência para explicar este movimento literário.
O Post-modernismo é um conjunto de características que vão buscar movimentos e características de períodos literários anteriores e os submete a uma nova aplicação. Não é uma coisa nova, mas de uma maneira nova. É uma construção estética remontada com outras partes. O Post-modernismo português surge em 1968, com a publicação do romance do escritor José Cardoso Pires, Delfim. Oficialmente é a obra que originou o movimento em Portugal, mas não quer dizer que as características não possa ter aparecido em outras obras em momentos anteriores.
Neste primeiro dia a professora Ana Paula Arnaut fez uma explicação teórica sobre o tema. Ou seja, a parte teórica sobre as características do Post-modernismo. Em seguida, citou as obras dos autores que vai utilizar para identificar as características do movimento. Nos outros dias vai trabalhar a parte prática com os participantes.
“O Post-modernismo é uma ‘colcha de retalhos’. É um movimento construído com partes de outros momentos literários. Eu diria que a máxima do Post-modernismo é: ‘não é uma coisa nova, mas de uma maneira nova’. Este é um movimento contemporâneo, mas com aspectos de movimentos anteriores”, disse a professora Ana Paula.