‘Projeto Retenção’ do ICET é apresentado em workshop na PROTEC
No workshop do Parque Científico e Tecnológico para Inclusão Social (PCTIS) que foi realizado nos dias 30 e 31 de outubro, na Pró-reitoria de Inovação Tecnológica (PROTEC), aconteceu a apresentação dos resultados obtidos com os dois anos de atuação do projeto ‘Tecnologias de gestão como instrumento de inovação tecnológica na gestão universitária com foco na retenção’.
O coordenador do projeto, servidor Firmino Rosas, conta que a apresentação faz parte de um conjunto de ideias embasadas no conceito de inovação acadêmica. “Nesse evento foi apresentado todo o nosso trabalho que consiste em focar no processo de formação do graduando oferecendo meios para que ele passe ao longe do jubilamento”, explicou.
Segundo Firmino a apresentação vislumbrou o tempo do ciclo produtivo dos cursos de graduação aliado ao projeto pedagógico e apresentou as soluções que foram encontradas para resolver o problema da retenção no Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (ICET). “Olhamos o tempo máximo que um aluno levaria para integralizar seu curso e verificamos que em boa parte dos casos o aluno estava com seu processo de formação excessivamente demorado, chegando ao risco do jubilamento. Foi então necessária a intervenção para mudar o quadro”, comentou.
O projeto que dá atenção tanto ao calouro - com o curso de nivelamento antes do primeiro período - quanto ao veterano - fornecendo meios para minimizar o conflito entre os horários de disciplinas consideradas chaves no decorrer do curso de graduação - tem trazido bons frutos, pois é visível que o numero de graduados aumenta a cada ano, garante o coordenador. “Mudando a forma de pensar o processo vimos que é possível mudar a realidade, hoje vemos mais alunos formados, alunos que antes corriam o risco do jubilamento já tem uma perspectiva melhor e já sonham com a formatura, e estamos também acompanhando a nota dos alunos fizeram nivelamento e vemos que estes têm um desempenho melhor do que aqueles que não fizeram o curso”, finalizou.