Projeto IBRASIL seleciona estudantes e Técnicos para intercâmbio na Europa
Alunos e Técnicos em Educação da Ufam têm até 18 de janeiro de 2015 para se inscrever no Projeto de mobilidade acadêmica IBRASIL de inclusão e inovação. Há vagas para graduação-sanduíche, doutorado e pós-doutorado para estudantes e vagas de trabalho integral para equipes administrativas.
O Projeto IBRASIL (Brasil Abrangente e Inovador) faz parte do Programa Erasmus Mundus e visa oferecer oportunidades adicionais de desenvolvimento pessoal e profissional através da prática, pesquisa e ensino em uma instituição de ensino europeia. Participam do Projeto 11 instituições de ensino brasileiras e 9 europeias, além de outras 5 associadas.
Apesar da Ufam não ser uma das Universidades vinculadas ao IBRASIL, estudantes e técnicos podem se inscrever para a seleção encaixando-se na modalidade Grupo-Alvo 2.
As áreas de estudos elegíveis são: Educação, Treinamento de Professores, Engenharia e Tecnologia. Para participar os alunos devem ter completado, o mínimo, de um ano de estudos na Ufam; ter conhecimento comprovado da língua falada no país que irá recebê-lo e atentar para os critérios exclusivos da instituição a qual irá se candidatar.
A duração da mobilidade pode ser acompanhada na tabela abaixo.
Mais informações estão disponíveis no site: http://ibrasilmundus.eu (também disponível em português)
Estudantes de mobilidade de doutorado (sanduíche) - |
Estudantes europeus e brasileiros - |
6 ou 10 meses |
Estudantes de doutorado pleno - |
Estudantes europeus e brasileiros - |
36 meses |
Estudantes de pós-doutorado - |
Estudantes brasileiros - |
10 meses |
Equipe (Técnicos Administrativos) - |
Membros europeus e brasileiros - |
1 mês |