Professor Marcílio Freitas avalia participação da Ufam na SNCT 2014
O coordenador do curso de Física, professor Marcílio Freitas, avalia positivamente a participação da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) na última Semana de Ciência e Tecnologia (SNCT 2014), cujo tema é "Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social". A Casa da Física tem destaque e atrai a cada ano um público curioso que quer experimentar as pesquisas desenvolvidas na Ufam.
De acordo com o professor, o Instituto de Ciências inseriu-se na SNCT a partir do agrupamento das Semanas de Química, Física, Matemática, Geologia e Estatística para desenvolver atividades relacionadas aos cursos, com foco ao tema e ao objetivo da SNCT. A participação de professores e alunos dos cursos correspondentes pela segunda vez consecutiva demonstra de forma efetiva a inserção da Ufam nas ações do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT).
Criada em 1985, a Casa da Física atrai de forma incontestável o público freqüentador da Semana, por meio da integração dos experimentos nessa área de conhecimento e, a curiosidade é tanta que a cada ano, o número de freqüência é crescente e tenta compreender a Física do dia a dia. Segundo o professor, a Casa da Física é todo um processo. Ela foi concebida, planejada e consolidada, a partir da participação de professores do Departamento de Física e de outros professores de diversas áreas do conhecimento.
Marcílio Freitas lembra com saudosismo, o trabalho desenvolvido pelo professor José Pedro, fundador da Casa da Física, que reuniu cerca de mil estudantes da Rede Pública de Ensino, freqüentadores da Ufam que têm acesso aos experimentos de ciência, reforço escolar dentre outros cursos. A Casa da Física tem destaque pela importância de tratar questões relevantes como a melhoria da qualidade de vida das pessoas, o desenvolvimento econômico, humano e social, perpassando pelas questões regional, nacional e internacional.
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
Coordenada no Estado do Amazonas pela Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação – SECTI, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia instituída em 2004 pelo decreto presidencial para mobilizar, principalmente os jovens e em especial as crianças, em torno de temas e atividades de C&T, valoriza a criatividade, a atitude científica e a inovação.
O evento pretende mostrar a importância da C&T em nosso cotidiano e para o desenvolvimento do país e, possibilita ainda, maior discussão de resultados, a relevância e o impacto das pesquisas científicas e tecnológicas e suas aplicações.
A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT 2014) ocorreu de 13 a 17 de outubro de 2014. O tema principal foi "Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social". Promovendo e estimulando em todo o país atividades de divulgação científica e de apropriação social de conhecimentos científicos e tecnológicos relacionados com esse tema.