Palestra promove intercâmbio e incentiva a inovação organizacional
Em sua segunda edição, o Intercâmbio de Conhecimentos em Administração trouxe discussões sobre Governo Digital. O professor Júlio César Andrade, da Universidade Federal Fluminense, palestrou acerca de cidadania e interação digital. O evento continua até essa quinta (21) no auditório Rio Amazonas, da Faculdade de Estudos Sociais.
O II Intercâmbio de Conhecimentos em Administração é coordenado por professores do curso de Administração da Faculdade de Estudos Sociais em parceria com alunos da disciplina “Gestão de Eventos”, e reflete uma preocupação em aliar o conhecimento acadêmico, principalmente a pesquisa, ao desenvolvimento da inovação organizacional em instituições públicas e privadas. Nesse sentido, realiza o intercâmbio entre docentes, discentes, gestores e colaboradores de organizações privadas e representantes do poder público a fim de motivar a discussão.
Para essa edição o tema escolhido foi Governo Digital. Os professores Júlio Cesar Andrade, da Universidade Federal Fluminense, e Ernani Marques dos Santos, da Universidade Federal da Bahia, foram convidados para palestrarem por terem reconhecidas suas contribuições no que concerne o tema. Júlio César Andrade integra o Núcleo de Pesquisa em Economia, Organizações e Sociedade (UFF) e do NIDES - Núcleo de Pesquisa em Internet, Democracia, Estado e Sociedade – UFBA.Já Marques dos Santos é pós-doutor em Administração, tendo uma longa jornada no tema de Governo Digital. Sua tese foi intitulada em “Desenvolvimento e implementação de padrões de interoperabilidade para Governo Eletrônico no Brasil”, sendo, portanto, como se observa, um dos pesquisadores de importância na área.
Segundo Júlio César Andrade é preciso “entender as transformações políticas que advêm com o uso – cada vez maior – da internet. Partindo do pressuposto de que a sociedade está se reconfigurando devido aos aparatos digitais. Vamos discutir temas como os portais do governo federal brasileiro, o papel da internet na participação política de organizações da sociedade civil e o uso do governo eletrônico no Brasil”, comenta o pesquisador.
O II Intercâmbio de Conhecimentos em Administração foi transmitido online para alunos do EaD de municípios do interior
Sobre o evento
O Intercâmbio de Conhecimento em Administração busca estimular a realização de projetos conjuntos de pesquisa e apoio à capacitação docente utilizando-se de recursos humanos e de infraestrutura disponíveis em diferentes IES, possibilitando a produção de pesquisas científicas e tecnológicas e a formação de recursos humanos na área de Administração. O evento contribuirá para ampliar e consolidar o desenvolvimento de áreas de formação consideradas estratégicas, através da análise das prioridades e das competências existentes visando a melhoria de ensino de pós-graduação e graduação em Administração e áreas afins.