Neabi/ Ufam em Humaitá debate tolerância, inclusão social, sexualidade e diversidade na terça-feira (28)

O Núcleo de Estudos e Pesquisas Afro-brasileiras e Indígenas (Neabi), do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (Ieaa) da Ufam em Humaitá, realiza no dia 28 de junho, às 18h30 no auditório do Instituto, um debate sobre tolerância, inclusão social, sexualidade e diversidade, com a exibição do filme brasileiro "Hoje eu quero voltar sozinho" (2014).

O Cine Neabi é um programa iniciado em 2012, sem financiamento, que exibe diversos filmes e documentários relacionados com a temática de estudo do Núcleo. Informações pelo telefone: (97) 98123-8579. E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Sobre o Filme, e o Neabi

Hoje Eu Quero Voltar Sozinho é um filme brasileiro baseado no curta-metragem Eu Não Quero Voltar Sozinho. Diferente do curta, o filme traz outra narrativa da mesma história. Leonardo (interpretado pelo ator Guilherme Lobo), um adolescente cego, tenta lidar com a mãe superprotetora ao mesmo tempo em que busca sua independência. Quando Gabriel (Fabio Audi) chega na cidade, novos sentimentos começam a surgir em Leonardo, fazendo com que ele descubra mais sobre si mesmo e sua sexualidade.

Em fevereiro de 2014 o filme foi vencedor do prêmio Fipresci concedido pela Federação Internacional de Críticos de Cinema. Em 18 de setembro de 2014, o longa foi o escolhido pelo Ministério da Cultura entre 18 longas brasileiros, para representar o Brasil na competição de Oscar de melhor filme estrangeiro da edição de 2015. Porém não conseguiu ficar entre os finalistas ao prêmio. Em maio de 2015, o filme concorreu na categoria de Melhor Lançamento Limitado na 26ª edição dos Glaad Awards, que é considerado um dos prêmios mais importantes do mundo atribuído a comunidade LGBT.

O Núcleo de Estudos e Pesquisas Afro-brasileiras e Indígenas do Ieaa foi criado em 2012, e congrega docentes, pesquisadores, profissionais e estudantes de diversas áreas do conhecimento, vinculados à Universidade Federal do Amazonas, que desenvolvem projetos de pesquisa, estudo, ensino, formação e extensão na área das relações étnicorraciais.