NAVI exibe e debate o filme O Abraço da Serpente, na quarta-feira (22)

O Núcleo de Antropologia Visual da Ufam (Navi) exibe na próxima quarta-feira (22), às 14h, no auditório Rio Negro, do Instituto de Ciências Humanas e Letras, setor norte do Campus, o premiado filme do diretor colombiano Ciro Guerra,`O Abraço da Serpente´ (2015). Nos debates sobre a produção, estará presente o professor Renan Freitas Pinto, do Departamento de Ciências Sociais.

Sobre o Filme

Karamakate, outrora um poderoso xamã da Amazônia, é o último sobrevivente de seu povo, e agora vive em isolamento voluntário nas profundezas da selva. Os anos de solidão absoluta o tornam vazio, privado de emoções e memórias. Sua vida sofre uma reviravolta quando chega ao seu esconderijo remoto Evan, um etnobotânico americano em busca da Yakruna, uma poderosa planta, capaz de ensinar a sonhar. O xamã decide acompanhar o estrangeiro em sua busca, e juntos embarcam em uma viagem ao coração da selva, onde passado, presente e futuro se confundem, fazendo-o aos poucos recuperar suas memórias. Essas lembranças trazem uma dor profunda que não libertará Karamakate até que ele transmita o conhecimento ancestral que antes parecia destinado a perder-se para sempre.

O filme é baseado nos diários de dois exploradores europeus, que vagaram pela Amazônia, decididos a desvendar seus segredos nos primórdios do século XX. Cada um deles estrela uma ponta desta história, que tem no xamã Karamakate o elo de ligação.  É ele quem conduz Théo (Koch-Grünberg- 1872-1924) em sua jornada febril em busca de uma planta milagrosa, que pode salvá-lo da doença, e também quem, 40 anos depois, é procurado por Evan (Richard Evan Schultes -1915-2001), que deseja seguir os passos de seu antecessor. Ao longo da jornada, é interessante notar a mudança de postura de Karamakate nestes dois momentos, revelada aos poucos.

Entre outros prêmios, o filme recebeu o Ariel de Melhor Filme Ibero-Americano, o prêmio “Art Cinema Award” na Quinzena de Realizadores de Cannes 2015, e foi indicado para o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro (Colombia) em 2016.