Produção científica da Ufam contribui para desempenho de destaque do Amazonas no Índice Fiec de Inovação dos Estados
Amazonas está entre os 10 primeiros colocados no ranking nacional, sendo o 1º da Região Norte.
A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) destaca as contribuições da instituição para o desempenho de destaque do Amazonas no Índice Fiec de Inovação dos Estados. Elaborado pela Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), o ranking é voltado a mensurar aspectos multidimensionais do processo de inovação nos Estados brasileiros.
Produção científica amazonense em destaque
O economista da Federação das Indústrias do Estado do Ceará, Antônio Martins, comenta os destaques do Amazonas relacionados às universidades. “Contamos com a contribuição das universidades brasileiras em quatro variáveis e o grande destaque do Amazonas que tem relação com as Universidades é quanto ao critério das publicações científicas. O Amazonas ficou na 5ª posição ao publicar 37 artigos científicos para cada 100 mil habitantes. Outro aspecto em que o Amazonas teve destaque e que está correlacionado à Universidade é quanto à qualidade da pós-graduação, no qual o Amazonas obteve a 13ª posição”.
Ufam
O reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, comemora as contribuições da Universidade para o resultado. “A agregação de esforços da graduação, com estágios; da pesquisa e pós-graduação com a produção de dissertações e teses voltadas a soluções de problemas do setor secundário; dos projetos de extensão e dos projetos de Inovação tecnológica colaboram para que o Amazonas ocupe essa posição de destaque no índice Fiec”, declarou o gestor.
Investimentos
A pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, professora Selma Baçal, atribui destaque do Amazonas aos investimentos em pesquisa realizados pela Ufam. “A Ufam apresentou, até esse mês, 3.221 publicações com citações de impacto que a colocam entre as 10 melhores da Região Norte. Esse perfil de deve ao incentivo desde a Iniciação Científica ao Doutorado. Desde julho de 2017, apoiamos 560 bolsas de IC; realizamos apoio à Publicação Científica em periódicos qualificados; criamos 3 novos cursos de Doutorado, em Engenharia Elétrica, que faz interface direta com o PIM e em História e Geografia, que são destaque nas humanidades, além de estarmos fortalecendo a PG com a aplicação do PACPG- Programa de Apoio à Consolidação e ao Avanço da Qualidade da PG/UFAM”, elencou a gestora.
Sobre o Índice Fiec de Inovação nos Estados
O Índice FIEC de Inovação dos Estados é dividido nas áreas Capacidades e Resultados, as quais avaliam tanto o ecossistema de inovação quanto a inovação em si. Capital Humano, Investimento Público em Ciência e Tecnologia e a Inserção de Mestres e Doutores na Indústria estão entre os aspectos avaliados na área de Capacidades. Entre os indicadores da área de Resultados estão Produção Científica, Competitividade Global em Setores Tecnológicos e Intensidade Tecnológica da Estrutura Produtiva.