UFAM é destaque em competição de Direitos Humanos nos EUA
O evento é uma realização da American University - Washington College of Law, realizado de 22 a 27 de maio de 2016. Participaram 101 equipes, incluindo 202 oradores, de 25 países do mundo todo. Dezessete equipes representaram o Brasil. Do Amazonas, apenas a UFAM participou da competição.
O júri simulado tem o objetivo de instruir advogados no uso do Sistema Interamericano como um meio legítimo para a reparação de violações aos direitos humanos. A competição requer que os estudantes discutam os méritos do caso hipotético, baseado no tema "Corrupção nos Estados Democráticos de Direito". O caso abordado é hipotético. Neste ano foi abordada a extraterritialidade, direitos dos povos indígenas e indústrias extrativistas.
A equipe da UFAM é formada pela professora Alichelly Ventura, fundadora do grupo, coordenadora e treinadora da equipe; pelos oradores Luan Seminário e Ayrton Gentil e as observadoras Júlia Zuardi e João Matheus. Eles atuam como olheiros, assistindo a outras rodadas e captando material para a equipe. A equipe chegou até a semifinal e venceu a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a Universidade de Miami e a Univille, em rodadas enfrentadas. Na colocação geral, a UFAM ficou atrás apenas dos finalistas.
Duzentos juízes avaliaram durante a competição. São juízes com trabalho e experiência no Sistema Interamericano de Direitos Humanos. Eles podem interromper a fala a qualquer instante para realizar perguntas fáticas e jurídicas sobre o caso. Os juízes são especialistas em Direitos Humanos, já formados e com experiência. O júri é realizado com tradução simultânea em três idiomas: inglês, espanhol e português e os alunos são avaliados a partir da entrega da petição com um papel a ser desempenhado de representante das vítimas ou estado. Após a análise da peça de defesa, a dupla deveria fazer uma sustentação oral durante várias rodadas.
Reconhecimento
Entre as equipes, a UFAM ficou em terceiro lugar, não chegando a final por apenas 16 décimos. A equipe da UFAM também conquistou primeiro e segundo lugar na categoria orador em português.
Entre as equipes, a UFAM ficou em terceiro lugar, não chegando a final por apenas 16 décimos. A equipe da UFAM também conquistou primeiro e segundo lugar na categoria orador em português.