Escola de Enfermagem da Ufam realiza aula inaugural de implantação do Doutorado Interinstitucional (Dinter)
A Escola de Enfermagem da Ufam realizou solenidade de instalação do Doutorado Interinstitucional Ufam/USP, nesta segunda-feira, 15, com aula
inaugural da professora Káthia Grillo Padilha da USP.
A mesa de abertura da solenidade foi formada pela magnífica reitora da Ufam, Márcia Perales Mendes Silva, pelo vice-reitor Hedinaldo Narciso Lima, pela diretora da Escola de Enfermagem de Manaus, Nair Chase, pelo Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da Ufam, Gilson Vieira Monteiro e pela coordenadora do Programa de Pós-graduação em Enfermagem na Saúde do Adulto da Universidade de São Paulo, professora Kátia Grillo Padilha.A coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem na Saúde do Adulto da USP, Kátia Padilha, ressaltou a importância do Doutorado Interinstitucional (Dinter) na região Norte e disse sentir orgulho de estar aqui “foi um caminho árduo para estar aqui e desenvolver esse Dinter na região Norte. Sinto orgulho de desenvolver esse doutorado na Ufam”.
A diretora da Escola de Enfermagem de Manaus da Ufam (EEM), Nair Chase, também destacou a importância do Doutorado em Enfermagem para a
Instituição e o incremento da formação dos professores do curso de Enfermagem da Ufam (da capital e do curso de Enfermagem do Instituto de Saúde e Biotecnologia de Coari). Fez um relato histórico da Escola de Enfermagem destacando a sua importância na formação de enfermeiros na região por muitos anos “a Escola de Enfermagem de Manaus têm 64 anos de fundação e por muitos anos foi a única a formar enfermeiros no Amazonas. Agora com o Dinter se amplia o conhecimento na área de enfermagem”.
O Pró-Reitor da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Ufam, Gilson Vieira Monteiro, disse aos doutorandos para se sentirem acolhidos pela nova administração. Afirmou que existe uma cultura estabelecida de que o servidor público não trabalha “não é bem assim. O trabalho é árduo. Para criação de uma parceria com uma Universidade importante como é a USP denota muito trabalho e empenho”.
O vice-reitor, Hedinaldo Narciso Lima, destacou o trabalho da professora Selma Baçal que trabalhou para a realização desse Doutorado quando comandou a Propesp e disse ter ficado feliz como a Escola de Enfermagem recebeu o doutorado “é um momento especial e desejo aos professores que enfrentem esse desafio com dedicação”.
A reitora Márcia Perales Mendes Silva parabenizou os doutorandos de enfermagem e ressaltou que outras áreas também precisam dessa formação. Também afirmou que as parcerias são muito importantes para que sejam atendidas as necessidades de qualificação dos docentes da Ufam. A pesquisa beneficia diretamente a área de enfermagem do nosso estado. Não é um discurso novo, desde 2009 que trabalhamos para isso. São pessoas novas que entram na Instituição e necessitam se qualificar, disse.
A aula inaugural foi proferida pela professora da Universidade de São Paulo e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem na Saúde do Adulto (Proesa), Kátia Grillo Padilha. O tema da palestra foi “Panorama da Pós-Graduação em Enfermagem”. A palestrante fez um relato histórico sobre a enfermagem no Brasil, a profissão e a pós-graduação. Alertou que o Dinter produzirá pesquisas com o objetivo de fundamentar novos estudos e, consequentemente, criar tecnologia na promoção da saúde “são pesquisas acadêmicas que serão utilizadas na formação do conhecimento e não para beneficiar diretamente aos pacientes. Não se trata de doutorado profissional e sim acadêmico”.
A turma de doutorandos do Dinter Ufam/USP é composta por 14 professores do curso de Enfermagem da Escola de Enfermagem de Manaus e por 4 professores do curso de Enfermagem do Instituto de Saúde e Biotecnologia de Coari (ISB).